Notícias

  • Cultura |
  • 07.03.21 - 04:32 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

Prefeitura de Palmeira dará início à catalogação de 2 mil peças do Museu Xucurus


 

 

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, dará início ao levantamento de todo o acervo do Museu Xucurus, a partir de um grupo de trabalho autorizado pelo prefeito Júlio Cezar. Atualmente, o Museu abriga peças sacras, indígenas e militares. Em reunião realizada neste sábado (6), o prefeito Júlio Cezar, os secretários municipais de Cultura Cássio Júnio e de Administração Cinara Barbosa, a museóloga do município Caroline Freitas, a coordenadora municipal de Museus Arivoleide Surica e a servidora Edmara Santos discutiram como será feito o inventário e a catalogação dos artigos do Xucurus.

 

De acordo com o secretário de Cultura Cássio Júnio, esta é a primeira vez que será feito um levantamento de todas as peças do Museu Xucurus. “O Museu tem duas mil peças e nunca foi feito um levantamento para saber, de fatos, quais são as peças que o Museu abriga. Com  a chegada da museóloga Caroline, servidora efetiva aprovada em Concurso do nosso município, vamos trabalhar em conjunto. Ela já apresentou um modelo de ficha para catalogar todas essas peças, com nomes, datas de doação, por quem foram doadas, características e fotos de cada item”, explicou o secretário.

 

Os trabalhos também serão acompanhados pelo Conselho Municipal de Cultura, Fórum de Cultura, Ministério Público Federal e representantes da prefeitura. “Com a chegada da museóloga, aprovada no Consurso Publico, todo o acervo passará por um levantamento, que vai durar cerca de cinco meses, com o registro das duas mil peças que estão sobre a nossa custódia, para que possamos fazer um grande trabalho de revitalização no Museu Xucurus. Será um grande grupo, unido para realizar essa ação. Este é o nosso trabalho e a nossa missão de cada vez mais elevar a cultura da nossa cidade e cada vez mais fazer valer o título que Palmeira recebeu de Capital Alagoana das Cultura”, disse o prefeito Júlio Cezar.