• Agricultura |
  • 10.05.24 - 03:00 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: HELCINEI CORREIA/ASSESSORIA

Prefeitura de Palmeira dos Índios lança 8ª edição do programa Terra Arada

A Prefeitura de Palmeira dos Índios lançou nesta sexta-feira (10), a 8ª edição do Programa Terra Arada. Pioneiro no município, o programa, foi lançado em janeiro de 2017, quando o prefeito Júlio Cezar assumiu o governo municipal. A ordem da gestão é arar cerca de 5 mil propriedades de terras, este ano, dos pequenos agricultores que possuem até cinco hectares, em todas as comunidades rurais de Palmeira dos Índios.

A líder comunitária Marta Maria destacou a importância do programa para os agricultores. “O prefeito nunca nos deixou na mão e não seria agora. Esta política pública nos ajuda muito a plantar e temos certeza de que a colheita será farta”, disse a agricultora,  respaldada pelo presidente da Facompi Manoel Barbosa. “Mais uma vez o prefeito lança este programa que é de vital importância. Com isso, o pequeno agricultor, que não tem como arar a terra, terá esse benefício junto com as sementes”, afirmou.

Sementes do Planta Alagoas

O secretário municipal de Agricultura também reforça a importância do programa para o homem do campo. “Muitas vezes, o pequeno agricultor não tem como arcar com as despesas da atração de terras porque uma hora desse serviço custa caro. Mas graças a esta iniciativa do prefeito Júlio Cezar o pequeno agricultor contará, pelo oitavo ano consecutivo, com este serviço”, destacou Luciano Monteiro Filho.

Prefeito Júlio Cezar e a secretária municipal de Educação Júlia Silva (Fotos:Helcinei Correia/Assessoria)

Os tratores já começam a arar as terra na segunda-feira (13). “Os nossos tratorista já estão prontos e fardados e percorrerão todas as comunidades para arar as terras do pequeno agricultor. E quando a chuva chega, o trator da prefeitura e as sementes do governo também encostam para ajudar o pequeno agricultor. Vamos para todas as comunidades, aldeias indígenas e o quilombo, porque esta política pública é para todos”, garantiu o prefeito Júlio Cezar.

E continuou. “A partir de segunda, os tratores começarão a partir de Lajes do Caldeirão. Em seguida, será a vez do Candará, Boa Vista e, assim por diante, até a Luciana e, depois que terminar a região Serrana, partiremos para a planilície. Mas quero deixar claro que todas as comunidades e terras dos pequenos agricultores serão aradas. Parabenizo o trabalho do secretário Luciano Filho pelo comprometimento com a agricultura, ao governo do estado pelas sementes, a cada condutor de trator e todos que participam deste trabalho”, finalizou o prefeito Júlio.

8ª edição do programa Terra Arada (Foto: Helcinei Correia/Assessoria)