• Notícias |
  • 06.01.22 - 06:09 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

Prefeitura de Palmeira entrega poços artesianos às comunidades de Buzu, Caldeirão de Cima e Riacho Santo

A alegria e a emoção estavam estampadas nos rostos dos moradores da comunidades de Buzu, Caldeirão de Cima e Riacho Santo com a inauguração dos sistemas simplificados de abastecimento de água. Nesta quinta-feira (6), o prefeito Júlio Cezar entregou às famílias dos três povoados os poços artesianos que foram construídos com recursos próprios da Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio do programa Mais Água Agricultor da Secretaria Municipal de Agricultura. Caldeirão e Riacho Santo também vão ganhar dessalinizadores. 68 comunidades já foram beneficiadas com os sistemas.

Dona Maria dos Santos comemorou a chegada dos poços nas comunidades. “Estamos muito agradecidos porque o prefeito Júlio Cezar foi o único que se preocupou com a gente. Antes, a gente pegava água com baldes na cabeça e bacias para lavar roupas e descíamos uma serra para fazer isso. As pernas e os braços doíam muito no fim do dia. Mas para Deus nao tem nada impossível. Ele mandou o prefeito à nossa comunidade, que prometeu e cumpriu. Deus é tão poderoso que no local onde o poço foi perfurado deu água de qualidade. Utilizamos para beber, comer e para tudo. Deus sabe das nossas necessidades e agradecemos primeiro a Ele e, depois,  ao prefeito Júlio Cezar”, disse a agricultora do sítio Buzu.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmeira destacou a importância dos sistemas para a zona rural. “Ás vezes pensamos que para gerar riquezas é preciso uma obra grande. Isso também é importante, mas para quem é agricultor não dá para viver sem água e também sem a terra. Quando o povo elegeu o prefeito Júlio também veio  esperança de que as coisas melhorassem e isso está acontecendo. As parcerias que fazemos é para melhorar a qualidade de vida do homem do campo e isso vai da água até às políticas públicas que são implantadas em todo o município. Contem sempre conosco e vamos caminhar juntos”,  reforcou Leonardo Correia.

O prefeito Júlio Cezar lembrou que o homem do campo não está mais sozinho. “Faltava alguém que olhasse para a dor do homem do campo e nós estamos aqui para dizer que eles não estão mais sozinhos e podem contar conosco. Furar poço artesiano é um pouco de força e fé, pois nem sempre a água é boa, mas onde precisa colocaremos dessalinizadores.  Vamos perfurar mais 30 poços para facilitar a vida do agricultor e de quem necessita tanto de água. Só sabe a importância desses poços quem precisa. Não neguem água pra ninguém. O verão será duro, portanto, compartilhem com quem precisar. Desejo um ano novo próspero e que Deus abençoe cada um de vocês”, finalizou o prefeito Júlio.