• Saúde |
  • 19.02.19 - 09:46 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Prefeitura de Palmeira esclarece falta de medicamentos do CEAF

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), informa que a falta de alguns medicamentos do Componente são de responsabilidade do Governo do Estado.

O município tem solicitado ao Estado, diariamente, que os medicamentos sejam enviados ao município, mas até o momento não houve retorno. Vale ressaltar que os medicamentos que estão em falta são de responsabilidade do Governo do Estado e distribuídos pelo CEAF, divididos em grupos. Alguns são financiados pela União, outros pelas Secretarias Estaduais de Saúde e outros, o financiamento é tripartite.

No CEAF de Palmeira dos Índios está em falta a gabapentina 300mg, isotretinoína 20mg, hidroxicloroquina 400mg, memantina 10mg e metotrexato 2,5mg. Os dois primeiros são os mais procurados pela população.

O Governo do Estado informa que o processo de compras está em andamento. Da ultima vez, a informação recebida pelo município foi de que ao finalizar um dos processos de compra, haveria tido um problema e o processo precisou ser refeito.

O prefeito Júlio Cezar informa que o município tem feito muito esforço para cobrir alguns danos causados aos pacientes que necessitam desses medicamentos. “O governo municipal tem tentado cobrir o papel do Governo do Estado em algumas ocasiões, como a compra da insulina. Já fizemos isso duas ou três vezes, o que, para nós, está sendo inviável. O Governo do Estado precisa arcar com estas responsabilidades, pois são medicamentos importantes, caros e quem mais precisa é a população carente. Pedimos desculpas aos pacientes dependentes desses medicamentos por todo o transtorno e aguardamos, para breve, uma solução concreta do estado”, disse Júlio Cezar.