• Ações |
  • 23.05.23 - 08:20 |
  • Por HENRIQUE ROMEIRO/ASSESSORIA FOTOS: HENRIQUE ROMEIRO/ASSESSORIA

Prefeitura de Palmeira faz ação humanitária em Aldeia que teve alojamento interditado pela Defesa Civil

Equipes das secretarias municipais da Saúde, da Assistência Social, a engenharia técnica da Defesa Civil municipal e a Guarda Civil retornaram nesta terça-feira (23) à Aldeia Pankaxuri, onde 11 famílias tiveram o local que moravam interditado por agentes do município. Os indígenas viviam em situação extremamente precária dentro de um antigo alojamento, na região de Caldeirões de Cima, próxima à Barragem do Bálsamo.

Segundo o laudo da Defesa Civil, o local apresenta problemas na estrutura, que é antiga, tem goteiras, o telhado está danificado e possui rachaduras que oferecem riscos aos moradores. A situação se agravou por conta das fortes chuvas que caíram na região nos últimos dias. Por segurança, as famílias tiveram que ser transferidas para uma Oca, construída pelos indígenas.

As equipes da prefeitura fizeram várias ações humanitárias na Aldeia Pankaxuri. A Secretaria Municipal de Saúde levou um PSF Itinerante. O secretário Jânio Marques falou da ação. “Trouxemos médica, enfermeiras e técnicos. Realizamos atendimentos médicos, consultas, receituário e entregamos medicamentos. Foi o PSF itinerante”, relatou o secretário de Saúde.

A equipe da Secretaria de Assistência Social entregou cobertores, kits de higiene, água mineral e cestas básicas. Segundo a secretária Sheila Duarte, todos os indígenas estão cadastrados nos programas sociais da Secretaria. “Eles já estão cadastrados nos programas da Secretaria. Nesta ação humanitária do município entregamos produtos de necessidades básicas, de higiene e cobertores para protejer do frio.”, disse Sheila.

Por determinação do prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar, o município realizará algumas melhorias, como a manutenção no telhado, nas rachaduras e na pintura do alojamento. O Cacique Chiquinho Oiáporã comemorou. “Graças a Deus a prefeitura veio aqui em nosso socorro. Não temos nada, condições nenhuma e estávamos arriscando a nossa vida. Só temos que agradecer a todos das secretarias que participaram desta ação”, agradeceu Chiquinho.