• Saúde |
  • 12.08.20 - 03:40 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria Fotos: Diego Wendric/Assessoria

Prefeitura de Palmeira implanta Prontuário Eletrônico em Unidades Básicas de Saúde

O prefeito Júlio Cezar e o secretário municipal de Saúde Diorgenes Costa iniciaram nesta quarta-feira (12), a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em Palmeira dos Índios. A primeira Unidade a receber o PEC foi a do bairro São Francisco.

O responsável pelo setor de Tecnologia da Informação da SMS Rodolfo Wanderley disse como funciona o PEC. “Todo o atendimento do paciente será feito por meio do Prontuário Eletrônico do Cidadão, com a UBS totalmente informatizada e com todos os profissionais acessando seu computador, onde será feito o registro diretamente no sistema, desde o agendamento, aos atendimentos e procedimentos realizados na UBS”, explicou.

Alguns pontos são relevantes quanto ao uso do PEC: o custo financeiro é zero, pois o sistema do Ministério da Saúde é gratuito; há comunicação direta com a base de dados de cadastros dos Agentes de Saúde; agilidade no fluxo de atendimento ao paciente; economia de papel em prontuários e fichas de produção; acompanhamento fidedigno ao paciente; relatórios de produção dos profissionais em tempo real e melhor acompanhamento das produções, o que melhora os índices referentes aos repasses de verbas do Governo Federal.

A médica da UBS São Francisco Lilian Porto falou da facilidades em ter o PEC na Unidade. “Já tive a oportunidade de trabalhar em uma Unidade que já tinha o Prontuário Eletrônico. A gente estranha, mas tudo é questão de costume. A economia e a praticidade do uso desse prontuário são importantes porque ajudam muito mais o nosso trabalho. Tudo do paciente está ali registrado, então não temos mais que nos preocupar em perder alguma folha do prontuário”, comemorou a médica.

O secretário Diorgenes Costa falou que a otimização do sistema de atendimento nas Unidades é necessário  porque gera economia para a gestão. “Hoje é o pontapé inicial na modernização do sistema do SUS em Palmeira. Não vai mais existir o uso do papel. Em breve, vamos implantar um sistema para guardar todas as informações em nuvem, para que daqui há 50 anos, por exemplo, os registros médicos estejam armazenados”, disse o secretário.

Até dezembro, todas as UBS estarão totalmente informatizadas com o PEC. “Além do Prontuário Eletrônico, já equipamos o Credefipi e a Upa, fazendo desta Unidade a mais equipada da região, entregamos o Cespi, que também é o maior de Centro de Especialidades Médicas da região. Até dezembro, muita coisa ainda será feita na área da Saúde e todas as Unidades estarão trabalhando com este modelo de Prontuário Eletrônico”, afirmou o prefeito Júlio Cezar.

Na solenidade de hoje estiveram presentes a enfermeira da UBS Regineide Araújo, a equipe médica e administrativa, técnicos da SMS, secretários municipais, vereadores e moradores do bairro São Francisco.