• Segurança |
  • 17.02.23 - 07:13 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

Prefeitura de Palmeira inaugura oficialmente sistema de videomonitoramento da cidade

A Prefeitura de Palmeira dos Índios realizou nesta sexta-feira (17), o acionamento do sistema de videomonitoramento do município, que já funciona de forma definitiva. 130 câmeras, entre fixas, LPRS, de detecção facial, e Speed Dome, de alta precisão, estão instaladas nas principais entradas e saídas da cidade, cruzamentos de semáforos, ruas, avenidas, praças, instituições bancárias, no Centro e em Canafístula. Elas funcionam 24h por dia e são um instrumento de reforço no trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM), SMTT e polícias Civil e Militar. Mesmo quando estavam em fase de testes, as câmeras captaram vários crimes na cidade.

O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) destacou a importância do videomonitoramento para o município. “Vivemos um momento ímpar em Palmeira e quem chegar aqui vai se sentir mais seguro. Agradeço ao prefeito Júlio Cezar por pensar na segurança pública desta forma. As câmeras do nosso sistema são de alta precisão e já nos ajudam no trabalho de manter a paz e a ordem, em conjunto com a SMTT e as polícias Civil e Militar”, disse José Adriano Dantas.

O Capitão Jonatas, da Polícia Militar,  disse que a implantação deste sistema é um marco na segurança pública da cidade. “O videomonitoramento vai inibir bastante a criminalidade e ajudar à PM na identificação de placas de motos e veículos e coibir os crimes. Este é um momento único em Palmeira”, ressaltou o Capitão, respaldado pelo delegado da Polícia Civil (PC). “Este sistema é excelente. Tenho quase 40 anos na PC e nunca utilizei esse instrumento auxiliar na segurança. Todos os municípios deveriam disponibilizar o videomonitoramento em suas cidades para reduzir a criminalidade. O prefeito está de parabéns por isso e por todo o trabalho que está fazendo em Palmeira”, reforçou Rosivaldo Vilar.

O prefeito Júlio Cezar explicou que as câmeras serão utilizadas unicamente para garantir a seguranca da população. “Não vamos espionar a vida de ninguém. Inclusive, existem câmeras dentro da sala de monitoramento para observar a conduta de quem está trabalhando com o sistema, para que não ocorra vazamento de imagens. O nosso compromisso é com a segurança e quero aproveitar para dizer, a quem deseja praticar crimes, que a cidade está monitorada por câmeras de alta precisão e nenhum crime ficará impune. Coloco o sistema à disposição das polícias Civil e Militar, MP, OAB, poder judiciário e da sociedade”, falou o prefeito.

E continuou. “As imagens são guardadas em backup, que ficarão à disposição das forças de segurança e da população, quando for necessário. As câmeras são  precisas e capazes de registrar as placas de veículos no software que elas possuem.  Isso também significa que, mesmo que as fibras sejam danificadas, elas não serão apagadas e ficarão guardadas em um aplicativo. Uma cidade monitorada é mais segura e estamos felizes em lançar este instrumento que já ajuda na resolução de crimes”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.

A inauguração do sistema de videomonitoramento de Palmeira foi prestigiado pelo delegado da PC Rosivaldo Vilar, chefe de Operações da PC Diogo Martins, comandante do 10° BPM Capitão Jonatan, procurador-geral do município Klenaldo Oliveira, secretários municipais, integrantes da SMTT, GCM, OAB,  Conselho Tutelar e pela empresa responsável pela implantação do videomonitoramento.