Prefeitura de Palmeira inicia comemorações dos 133 anos de Emancipação Política da cidade
Assinatura da Ordem de Serviço de implantação da nova museografia da Casa Museu (Fotos: Diego Wendric/Assessoria)
O prefeito Júlio Cezar assinou na manhã desta segunda-feira (1) a Ordem de Serviço (OS) que autoriza a consultoria especializada nos trabalhos de pesquisa, formatação e produção de conteúdos, desenvolvimento de soluções, tratamento de acervo e acompanhamento geral referente à implantação da nova museografia da Casa Museu Graciliano Ramos, autorizada pelo Iphan. A solenidade faz parte das comemorações dos 133 anos de Emancipação Política de Palmeira dos Índios, que este ano traz o tema “Reescrevendo sua História”.
Até o dia 31 várias atividades serão realizadas como o desfile cívico do dia 20 de agosto, apresentações nos dias da segunda edição do Festival de Inverno (FIPI), inaugurações e lançamento de obras, entrega de equipamentos, anúncio da unificação da folha salarial, entre outras ações que acontecerão durante todo o mês de agosto. Mas a agenda desta segunda começou logo cedo, com entrega de equipamentos em escolas municipais e, às 15h, haverá a caminhada do Agosto Lilás, com concentração na Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá Leite. Nesta terça-feira (2), agenda continua às 9h, na prefeitura, com OS para a Educação.
O prefeito Júlio Cezar disse que a reabertura da Casa Museu é muito aguardada por palmeirenses e alagoanos. “Estamos começando a nossa programação dos 133 anos, que ocorrerá até o dia 31 de agosto, com muita celebração de anúncios de investimentos, entrega de obras e realizações. Esta obra será feita com o Iphan, que tem a gerência da Casa, e é um compromisso de toda a equipe da Cultura que, dentro de quatro meses, entregará o novo espaço onde morou Graciliano. Nós e toda a população de Alagoas estamos esperançosos de que a Casa será reaberta de vez, com muito engajamento e desafios superados”, afirmou o prefeito Júlio Cezar.
A assinatura da Ordem de Serviço foi acompanhada pelo secretário Municipal de Cultura Cássio Júnio, pelo diretor da empresa Núcleo Zero Comunicação Werner Salles Bagetti, responsável pela expografia do Museu, pelo gerente dos museus municipais João Paulo Omena e secretários do município.