• Cultura |
  • 05.07.22 - 01:25 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Prefeitura de Palmeira inicia pagamento de Auxílio Municipal Emergencial para músicos e ambulantes do município

Auxílio Municipal Emergencial começou a ser pago nesta terça (5) Fotos: Diego Wendric/Assessoria

O prefeito Júlio Cezar  e o secretário municipal de Cultura Cássio Júnio iniciaram nesta terça-feira (5) o pagamento do Auxílio Municipal Emergencial (AME), que contempla 61 músicos e 70 ambulantes de Palmeira dos Índios. Eles participariam do São João do Povo 2022, mas o evento foi cancelado devido às chuvas que caem no município desde o mês passado. As duas categorias recebem, a partir de hoje, a parcela única de R$ 1.000 (mil reais). Os 121 beneficiados já estavam cadastrados para receber o Auxílio.

O ambulante Damião da Silva  destacou a importância do Auxílio. “Este período é difícil, pois chove muito e fica complicado levar o sustento para as nossas casas. Com esse auxílio vamos colocar algumas contas em dia e comprar alimentos. Sabemos que tem gente em situação ainda pior e vamos ajudar com o pouco que temos a quem mais precisa”, disse Damião, respaldado pelo músico Bruno Sá. “Passamos por momentos difíceis desde 2020, com a pandemia. Agradecemos ao prefeito pois ele foi o único no estado que pensou em nós neste momento de dificuldades”, destacou.

Para o secretário de Cultura, o AME foi uma forma que a prefeitura encontrou de beneficiar músicos e ambulantes que exerceriam atividades nas festas juninas deste ano. “A nossa intenção é reduzir o impacto econômico que essas pessoas sofreram, pois muitos já tinha comprado produtos, como carne e cerveja, para vender na festa e cinco dias antes veio a chuva e o evento foi cancelado. O poder público precisava fazer alguma coisa e por isso o Auxílio foi criado. E vale lembrar que não só 121 pessoas receberão o Auxílio, mas 121 famílias serão beneficiadas”, explicou Cássio Júnio.

A Lei do Auxílio foi aprovada em caráter de emergência pela Câmara de Vereadores. “Gostaria de começar esta fala com uma passagem bíblica, lá de Provérbios, que diz que quando os justos governam o povo se alegra. Neste momento, o prefeito alegra o seu povo, pois mesmo com o evento cancelado ele teve o olhar cuidadoso para perceber que muita gente esperava os dias de festa para ganhar algum dinheiro, como os ambulantes e músicos que estão aqui. Isto é ser um governo justo e parabenizo o prefeito e o secretário Cássio por esta iniciativa. Contem sempre com a Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios”, afirmou o vereador Carlos Guruba.

De acordo com o prefeito Júlio Cezar, outros benefícios surgirão para músicos e ambulantes. “No próximo mês, deveremos lançar o Banco do Povo, que já teve o projeto aprovado pela Câmara, e que vai ajudar músicos, ambulantes e pequenos empreendedores. Cada um vai poder pegar até R$ 3 mil, com carência de seis meses para começar a pagar e investir no que quiser. Peço que vocês se cadastrem, pois vamos dar oportunidades a todos. Isso é o mínimo que podemos fazer. Estávamos preparados para retomar as festividades, mas não podemos determinar as coisas, pois tudo é a vontade de Deus. Em agosto teremos a programação de Emancipação Política e o nosso Festival de Inverno, com grandes atrações, e os nossos músicos e ambulantes poderão lucrar com isso também”, garantiu o prefeito Júlio.