• Educação |
  • 03.04.23 - 03:15 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC E HELCINEI CORREIA/ASSESSORIA

Prefeitura de Palmeira inicia pagamentos de quase 30 milhões em precatórios para a Educação

Foi em clima de grande emoção, risos e lágrimas que o prefeito Júlio Cezar anunciou para os servidores públicos da área da Educação de Palmeira dos Índios o pagamento de cerca de R$ 30 milhões em precatórios, referentes ao antigo Fundef. O anúncio foi feito durante um café da manhã nesta segunda-feira (3), na Praça da Independência. As primeiras folhas já começaram a ser pagas e até quinta-feira (6) todos os trabalhadores que têm direito a este dinheiros serão contemplados.

Eliane Tenório falou em nome de todos os beneficiários. “Estamos muito emocionados, mas a palavra para este momento é gratidão. Principalmente a Deus, por tudo o que estamos vivenciando, e ao prefeito Júlio Cezar. Agradecemos à comissão por todo o trabalho, ao Sinteal e ao corpo jurídico. Cada um tem a sua necessidade e eu tenho a minha. O prefeito está realizando maravilhas nesta cidade como nunca vimos e acredito que, até o final do mandato dele, será realizado muito mais. Que Jesus abençoe cada um de nós”, disse a servidora.

O diretor do Sinteal em Palmeira destacou o trabalho do prefeito Júlio em conservar a porcentagem dos precatórios que pertence aos servidores. “Corremos muitos municípios para que esse dinheiro seja pago aos profissionais da Educação, mas nem todos querem. Agradeço ao prefeito Júlio Cezar por ter preservado este dinheiro que é um direito dos trabalhadores”, disse Carlos Telles, respaldado pelo presidente do Sinteal em Alagoas. “Lutamos muito e a gestão do prefeito Júlio Cezar entrou nesta luta com a gente e foi exemplo em todo o estado, em defesa do pagamento dos precatórios da Educação”, completou Izael Ribeiro.

O professor Milton Canuto,  responsável pelos cálculos dos precatórios para os servidores, também ressaltou a dedicação da Prefeitura de Palmeira para que os recursos fossem pagos. “Das 19 prefeituras que receberam esse dinheiro, pouquíssimas pagaram e Palmeira é uma dessas. Eu sou o tecnico que fez os cálculos e as contas  que eram rigorosamente analisadas pelas comissões. Ninguém vai receber igual, mas de acordo com as estatísticas aplicadas, tudo será proporcional ao tempo de jornada de cada um”, explicou o professor.

Emocionado, o prefeito Júlio Cezar lembrou que, apesar de tantos anos de luta, tudo acontece no momento certo. “Tudo aquilo que você espera, luta e consegue é grandioso. E tudo vem no tempo certo. A batalha foi muito grande, muitos não acreditavam e outros lutaram para que não acontecesse. Mas a Prefeitura de Palmeira inicia hoje o pagamento de quase 30 milhões de precatórios à Educação. Quem não queria ver essa felicidade, perdeu. Porque nós vamos pagar tudo. Se esse dinheiro tivesse caído em outras mãos, os servidores não teriam recebido”, destacou o prefeito.

E continuou. “Os professores lutaram por uma causa que parecia impossível e, muitas vezes, ficávamos calados, mas precisávamos dar uma resposta. Às vezes nem éramos recebidos quando corríamos atrás disso. Outras vezes, os professores não conseguiam entender que precisávamos chegar a um consenso. O Sinteal foi muito importante porque nos ajudou muito em todo este processo. Agradeço a todos os que participaram desta grande luta que hoje se encerra com a vitória. Façam o dinheiro circular em Pameira, porque o comércio também espera muito por isso”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.

A Ordem de Transferência Bancária dos precatórios foi assinada pelo prefeito Júlio Cezar, diante dos servidores e familiares, do gerente da Caixa agência Palmeira Gabriel Ferreira, dos secretários municipais de Educação Cristiano Ramos, de Administração Cinara Barbosa, de Fazenda Gutemberg Santos, do procurador-geral do município Klenaldo Oliveira, do controlador-geral Marcondes Oliveira, comissões de professores e do Padre Lázaro e da missionária Geni Pereira, responsáveis pela benção ecumênica.