• Educação |
  • 28.01.21 - 02:39 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Prefeitura de Palmeira premia escolas com melhor desempenho no Ideb

Escolas receberam premiação por conquistar melhores notas no Ideb (Fotos: Nei Correia/Assessoria)

A Prefeitura de Palmeira dos Índios entregou nesta quinta-feira (28) a premiação das escolas municipais que alcançaram melhores notas no IDEB de 2019. Na solenidade, também foram entregues 18 certificados às escolas e foi feita uma homenagem aos que se destacaram no ensino-aprendizagem do município. O prêmio foi entregue às três primeiras colocadas dos anos iniciais, (houve um empate na segunda colocação e mais uma escola será contemplada), e às três primeiras escolas dos anos finais. As Escolas receberão prêmio de bonificação, de acordo com o desempenho de cada uma no Índice.

A premiação é o resultado dos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), valores importantes para a Educação e que se tornam referência a qualidade de ensino municipal.  O IDEB considerou, até 2019, a nota da Prova SAEB, onde são avaliadas as turmas de 2°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e as taxas de fluxo, que consideram as taxas de aprovação e reprovação em todas as escolas. O prêmio contemplou a Escola que ficou em primeiro lugar na nota do IDEB, a segunda e a terceira colocadas. Além da premiação, todas as escolas que participaram da Prova SAEB receberam o Certificado de Reconhecimento da Semede.

Para o vice-prefeito dr. Márcio Henrique, o Governo Municipal tem se esforçado para obter bons resultados na área da Educação. “O momento é de agradecer a Deus por estar junto com Júlio em mais este momento com a Educação. Somos protagonistas deste momento e governo, conduzido pelo Júlio, tem dado bons resultados nesta área, construindo uma nova Educação de Palmeira dos Índios. Nosso governo não tem medo de quem quer nos amedrontar. Só tememos a Deus e a nossa luta é dar respostas à população que clama por bons resultados e é isso que nós vamos mostrar”, garantiu Márcio Henrique.

O prefeito Júlio Cezar destacou que premiar as escolas é ter a sensação de dever cumprido. “É uma felicidade premiar essas escolas, pois temos um critério para fazer esse rateio para os que alcançam as melhores notas. Vamos fazer melhorias em várias escolas, estamos subindo algumas e ampliando outras que precisam de melhorias. Acompanhamos o trabalho da Educação e temos metas a cumprir, com indicadores melhores. Tivemos muitas premiações como o Selo Unicef, articulado pela Graça Sandes, que reconheceu o nosso município pelo trabalho realizado nas áreas da Saúde, Educação e Assistência. Outro prêmio que também nos foi dado foi o da Busca Ativa Escolar, que começou em 2017 com a Alcineide, depois passou pelo Manassés e, agora, com a Renilda à frente da Secretaria de Educação. Todo esse trabalho vale a pena quando vemos esses resultados”, afirmou o prefeito Júlio.

E continuou. “Deixamos para trás aquela política pequena, quebramos esse paradigma e estamos trabalhando ao lado do povo.  Vamos transformar Palmeira na primeira cidade a ter todas as escolas de tempo integral, até 2022. E para reconhecer os que mais se destacam sempre usaremos a meritocracia, pelo compromisso com o ensino. Investir na Educação é a melhor forma de colher os resultados positivos para Palmeira ser, de fato, um melhor lugar para viver”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.

Escolas premiadas:

Anos Iniciais:

1ª colocada – Escola Municipal Professora Doutora Célia Margarida (Nota 6,0);

2ª colocada – Escola Municipal Professora Rosinha Pimentel e Escola Municipal Professora Elza Barbosa (Empatadas: Notas 5,9);

3ª colocada – Escola Municipal Deputado José Sampaio (Nota 5,8).

Anos Finais:

1ª colocada – Escola Municipal Professora Mary Sampaio Caparica (Nota 5,7);

2ª colocada – Escola Municipal Ludugério Amâncio da Silva (Nota 5,1);

3ª colocada – Escola Municipal Francisco Pinto Pimentel (Nota 4,8).