• Ações |
  • 07.02.23 - 07:57 |
  • Por ASSESSORIA

Prefeitura de Palmeira promove semana municipal de Prevenção à Gravidez na Adolescência

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, realiza entre os dias 8 a 15 de fevereiro a Semana Municipal de Prevenção a Gravidez na Adolescência.

A Semana tem como objetivo promover e proteger a saúde das adolescentes, visando a redução da gravidez não intencional, além de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez nessa faixa etária.

A programação conta com palestras, mesas redondas e bate papo nas escolas e instituições municipais. A abertura acontece nesta quarta-feira (8), na Praça da Independência, no Centro da cidade.

Programação:

Dia 08 – Abertura 9h

Ato público na Praça da Independência, com cerimonial de abertura.
Palestra sobre Educação Sexual, com Milka Freitas.
Leitura do Manifesto pela prevenção da gravidez na adolescência.

Palestra na Sede do Cadastro Único
Palestra sobre Impacto da gravidez precoce na vida das famílias, com a Assistente Social Ana Paula (SEMUDH).

Local: Sede do Cadastro Único
Público: Publico presente

Palestra na UBS Canafístula de Frei Damião

Palestra sobre prevenção da gravidez na adolescência, com as técnicas Aline Canuto (advogada) e Maria José Vieira (pedagoga)- (SEMAIDS)

Local: UBS Canafístula de Frei Damião
Público: Público presente

Dia 9- Papo seguro: Sexualidade responsável

Roda de conversa sobre método contraceptivos, IST’s e prevenção da gravidez na adolescência com a Enfermeira Moniza Correia.
Local: Lar da Criança

Panfletagem da equipe Criança Feliz- PCF

Panfletagem realizada pelas visitadoras do programa. Com orientações sobre os riscos e consequência da gravidez na adolescência.

Público: Usuários do programa

Dia 13- Construção do Fluxo intersetoriais de atenção à gestação precoce.

Fluxo Intersetoriais de atendimento para prevenção e atenção à gravidez na adolescência.
Local: Casa Viva
Público: Coordenadores e técnicos dos serviços vinculados às secretarias de Educação, Saúde, Assistência, representantes do CMDCA, Conselho de Saúde, Conselho de Assistência e Conselheiros Tutelares.

Dia 14- Papo seguro: Sexualidade responsável

Roda de conversa sobre métodos contraceptivos, IST’s e prevenção da gravidez na adolescência com a Enfermeira Maryanne Passos.

Local: UBS Indígena Serra do Capela
Público: Adolescentes da comunidade indígena

Palestra na UBS Coruripe da Cal

Palestra sobre prevenção da gravidez na adolescência, com as técnicas Alline Canuto (advogada) e Maria Vieira (pedagoga)- (SEMAIDS).
Local: UBS Coruripe da Cal
Público: Público Presente

Dia 15- Palestra na Sede do Cadastro Único

Palestra sobre Gravidez na Adolescência no cenário de violação de direito com a Psicóloga Amanda Vieira (CREAS).

Local: Sede do Cadastro Único
Público: Publico presente

Momento com familiares e cuidadores

Palestra “Os Impactos psicológicos da gravidez na adolescência”, com a psicóloga Tereza Tenório ( SEMEDE)
Local: Casa Viva
Público: Familiares e cuidadores de adolescentes usuários do SCFV e Lar da Criança.

Ações das enfermeiras nas escolas
Visitas das enfermeiras dos postos de saúde às escolas de suas áreas de referência para ações de Educação em Saúde, integrantes do Programa Saúde na Escola.

Local: Escolas Públicas de Palmeira dos Índios
Público: Estudantes adolescentes

Dia 18- Palestra no momento do Pró desenvolvimento comunitário- OÁSIS

Palestra sobre prevenção da gravidez na adolescência, com as técnicas Alline Canuto (advogada) e Maria José (pedagoga)- ( SEMAIDS)