• Saúde |
  • 17.09.19 - 01:05 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Prefeitura de Palmeira realizará a 8ª Semana do Bebê

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do programa Saúde da Criança e do Adolescente, iniciará na segunda (23), a 8ª Semana do Bebê – Por uma Primeira Infância Protegida.  De 23 a 27 de setembro haverá atividades lúdicas nas creches infantis do município, caminhadas, oficinas e a esperada entrega da chave do Bebê Prefeito.

A gerente do Programa Saúde da Criança enfermeira Carla Barbosa, convida a todos para prestigiarem as atividades, que foram planejadas junto com as secretarias de Educação e Assistência Social. “Mais um ano estamos realizando a Semana do Bebê, que é uma exigência do UNICEF, e uma forma de mantermos o Selo UNICEF do município. Este ano teremos atividades diferentes, pois contaremos com mais profissionais, então este ano está tudo mais diversificado, graças a essas parcerias. Contamos com a presença de mães, educadores e todos aqueles que quiserem participar do evento”, disse Carla.

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. O objetivo é o de tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A cada edição, ocorrem discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais.

Confira a programação da 8ª Semana do Bebê em Palmeira dos Índios:

23/09 – Segunda-feira

Palestra com a pedagoga Dilza Ferreira da Silva, na Creche Benedito José Soares, na Lagoa do Mato dos Lopes. Tema: As Fases do Desenvolvimento Humano.

9h – Manhã de lazer com as gestantes da UBS Denilma Bulhões e visitadoras do Programa Criança Feliz. Haverá oficina de artes e atividade física na piscina.

Local: Clube Campestre, Palmeira de Fora.

14h – Tarde de Ninar, no CEI Benedito José Soares.

Local: Caraíbas Torta.

24/09 – Terça-feira

14h – Abertura da 8ª Semana do Bebê. Celebração com o Padre Leandro.

Local: Centro de Educação Infantil Maria do Carmo Sampaio Caparica.

14h – Oficina de artes e palestra sobre a importância da vacinação para gestantes e crianças com até 3 anos de idade da Vila Maria e Salgada, com participantes do Programa Criança Feliz.

Local: CRAS

15h – Passeata comunitária envolvendo as Brincadeiras Culturais da comunidade.

Local: CEI Benedito José Soares.

16h – Bebê Prefeito: Entrega da chave da cidade ao primeiro bebê que nascer neste dia na Maternidade Santa Olímpia.

Local: Maternidade Santa Olímpia.

25/09 – Quarta-feira

Palestra com as gestantes da comunidade.

Palestrante: Zoé Duarte (enfermeira).

Local: UBS Caraíba Torta

8:30h – Oficina “Samuzinho na Escola”, para alunos, professores e pais.

Palestrante: Maria Amélia (coordenadora do SAMU Palmeira)

Local: Creche Leobino Soares da Mota.

Ação “Tarde de quem cuida de mim”, para pais e professores, com a equipe do NASF.

26/09 – Quinta-feira

As atividades abaixo acontecerão em todas as creches.

Oficina de artes e palestra sobre a importância da vacina para gestantes e crianças com até 3 anos de idade dos conjuntos Brivaldo Medeiros e Jota Duarte.

Palestra informativa sobre “Os cuidados com os bebês”.

Palestrante: Rita Moraes (Agente Comunitária de Saúde)

Oficina do Brincar para pais com bebês, professores e comunidade geral.

27/09 – Sexta-feira

8h – Passeata com as crianças dos Centros de Educação Infantil; passeata das crianças com velocípedes e bicicletas. Percurso: Praça da Independência até a Praça São Pedro.

Peça Teatral: encenação do nascimento de um bebê.

Local: CEI Benedito José Soares.