• Assistência Social |
  • 06.07.21 - 02:02 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

Prefeitura e Estado entregam novos cartões do CRIA em Palmeira dos Índios

Ofertar políticas públicas que ajudem a minimizar a situação de vulnerabilidade social em Palmeira dos Índios é uma das prioridades do Governo Júlio Cezar. Nesta terça-feira feira (6), o prefeito e a secretária municipal de Assistência Social Flávia Tavares receberam a secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social  (Seads) Fabiana Pessoa para entregar novos cartões do programa Criança Alagoas (CRIA). Na ocasião, 42 cartões do projeto foram entregues a mães de crianças de 0 a 5 anos e gestantes, que passarão a ter um auxílio de R$100 mensalmente. solenidade foi acompanhada pela superintendente da Seads Daniella Gazzaneo, secretários municipais e vereadores.

De acordo com a secretária Flávia Tavares, o CRIA traz uma série de benefícios já na primeira infância. “Agradecemos às mamães que acreditam no nosso trabalho, pois agora damos acesso a mais 42 famílias da nossa cidade. O CRIA traz uma série de benefícios desde a primeira infância pois, com o valor recebido, elas podem ter um reforço na alimentação e outras despesas. Agradecemos o trabalho da secretária Fabiana Pessoa e do prefeito Júlio Cezar, pois o nosso objetivo é atingir à população carente com as nossas políticas públicas e, com elas, darmos apoio nas horas necessárias. Não esperamos só que as famílias procurem o CRAS, mas deslocamos nossas equipes para a adesão do CRIA na zona rural, além de outros programas sociais para melhorar as condições de vida dessas famílias”, disse a secretária.

A meta do CRIA,  em Palmeira, é alcançar 3.965 adesões. “Mas é claro que esse número poderá ser ainda maior. O CRIA foi idealizado pelo governador Renan Filho e a primeira-dama Renata Calheiros e é o maior programa estadual de transferência de renda permanente dos país. O cadastro pode ser feito no CRAS por gestantes ou mães que tenham crianças de 0 a 5 anos, sendo uma criança por família, e o benefício é estendido até os 6 anos de idade. E se a criança tiver a Síndrome Congênita do Zika Vírus, vai até os 7 anos. Nada disso seria possível se todos da Secretaria de Palmeira não estivessem na ponta, fazendo o trabalho com as gestantes. O CRIA envolve três secretarias, a da Assistência, Educação e Saúde. Dessa forma, desenvolvemos ações nessas três áreas. Portanto, peço a todos que não deixem de incentivar às mamães para que se cadastrem no CRIA”, explicou a secretária de Estado da Assistência Social Fabiana Pessoa.

O prefeito Júlio Cezar destacou a parceria com o Governo do Estado nas ações de assistência social no município. “O governador Renan Filho e a primeira-dama Renata Calheiros pensaram em como ajudar às mães que não têm renda e vivem em situação de extrema pobreza. Cem reais pode ser pouco para quem tem muito, mas para quem tem pouco já ajuda muito. Junto com os vereadores, estamos preparando o Cartão do Povo, que também dará uma ajuda de cem reais. Temos o programa enxoval, junto com o Estado, e o Programa de Cestas Nutricionais, mas precisamos ajudar mais a quem está em condições de insegurança alimentar e não tem renda nenhuma. Vamos trabalhar para entregar mais cartões dp CRIA e agradecemos à secretária Fabiana Pessoa, ao governador Renan Filho e à dona Renata pela parceria e  pelo cuidado com as pessoas neste momento de pandemia, quando tantas estão vivendo em situação muito difícil”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.