• Notícias |
  • 01.12.23 - 07:52 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

Prefeitura e Governo Federal aderem ao Plano Brasil sem Fome em Palmeira dos Índios

O  prefeito Júlio Cezar e a secretária extraordinária de Combate à Fome e a Pobreza Valéria Buriti assinaram nesta sexta-feira (1), na sede da Cozinha Comunitária, em Palmeira dos Índios, o termo de adesão ao Plano Brasil sem Fome, que visa erradicar a situação de insegurança nutricional e alimentar em todo o país. Além disso, o Plano agrega mais de oito mil ações integradas dos governos municipal, federal e estadual que pretendem incluir quem precisa no sistema de proteção social, com garantias de acesso à renda, consumo adequado de alimentos e produtividade, principalmente na agricultura familiar.

A secretária esteve acompanhada da Caravana Brasil sem Fome, composta de representantes de ministérios e secretários de Estado. “O Governo Federal está aqui para cumprir um compromisso com Palmeira dos Índios, em nome do ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias. Viemos manter o compromisso de manter ações pela vida, de combate à fome e projetos de assistência social que possam transformar a vida das pessoas, como a agricultura familiar, assistência técnica e outras ações integradas com a prefeitura. Juntos, podemos lutar pelo combate à fome e pelas políticas de valorização à vida. Contem com a gente para isso”, destacou Valéria Buriti.

O prefeito Júlio Cezar disse que é necessário unir forças para garantir as ações de combate à fome no município. “Agradeço esta união de força para ajudar os municípios, que são os entes mais frágeis da federação. Sabemos da importância da segurança alimentar, da moradia e de todas as causas sociais. Receber hoje a caravana do Brasil sem Fome, do Governo Federal, que é o irmão mais velho, nos enche de alegria. Muito obrigado por vocês terem vindo aqui. A partir de hoje, a cozinha Comunitária também será a fábrica de sopa e o restaurante popular da região. Tomamos a frente deste programa e seremos, agora, Palmeira sem Fome”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.

O evento foi acompanhado pela coordenadora nacional do PAA do Leite no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) Elenita Correia, diretora do Departamento de Povos e Comunidades Tradicionais do Meio Ambiente Cláudia de Pinho, coordenadora do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Ana Caroline, Ouvidor-geral do Ministério do Desenvolvimento Social Pedro Celso, secretária-geral da Presidência da República Yara Duarte, pelas secretárias de Estado da Assistência Social Katia Born e da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos Maria Silva, pelo secretário executivo de Cooperativismo e Economia Solidária Adalberon Sá Júnior, Superintendente estadual da Conab Elizeu Rêgo, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e a população.