• Cultura |
  • 29.11.22 - 01:15 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

Prefeitura de Palmeira e Iphan se preparam para reabertura da Casa Museu Graciliano Ramos

A Prefeitura de Palmeira dos Índios e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) trabalham em conjunto para reinaugurar a Casa Museu Graciliano Ramos. Com recursos próprios, a prefeitura fez um aporte financeiro para que a obra tivesse continuidade. A Casa, inaugurada no dia 5 de outubro de 1973, foi tombada pelo patrimônio histórico do Brasil, que elevou o imóvel a monumento nacional. Foi lá que Graciliano Ramos passou uma parte da vida e começou a escrever livros. O primeiro deles foi Caetés.

O prefeito Júlio Cezar falou das dificuldades em dar seguimento à obra e pediu desculpas ao povo palmeirense pelo atraso na conclusão dos serviços. “Estamos fazendo todos os esforços possíveis para que a obra seja concluída, o mais breve possível, para que possamos reabrir essa relíquia que traz o legado e a trajetória de Graciliano Ramos, conhecido mundialmente pelos romances que escreveu. Ali também tem recurso federal do deputado Paulão, que aportou uma emenda para nos ajudar”, explicou o prefeito.

E continuou. “Humildemente, peço desculpas às pessoas, porque nem sempre as respostas vêm na velocidade que desejamos, mas lutei muito para destravar e concluir essa obra. E não foi fácil, pois ela não tem a administração direta da prefeitura, mas do Iphan, e temos que respeitar isso. O Instituto nos ajudou demais, foi um grande parceiro e sem ele não teríamos chegado a essa parte da conclusão. Aos poucos, vamos organizando a casa e os quatro cantos de toda a cidade”, garantiu o prefeito Júlio.