• Desenvolvimento Econômico |
  • 18.03.21 - 11:22 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DECO MONTEIRO/ASSESSORIA

Prefeitura e SEBRAE discutem melhorias para o ambiente de negócios em Palmeira

O prefeito Júlio Cezar e a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo Cléa Carvalho, além de parte da equipe da Secretaria, participaram nesta quinta-feira (18), de uma vídeoconferência com o gerente regional do Sebrae Arapiraca Aristides Bezerra e a analista de Competitividade e Desenvolvimento Tatiana Eigler. O objetivo da reunião foi melhorar o ambiente de negócios do município, relacionados aos setores da agricultura familiar, comércio e turismo, entre outros, a partir dos programas de qualificação para o aumento da capacidade de produção e, também, engajamento na área de compras governamentais ofertados pela entidade.

Em 2020, o município de Palmeira participou do Programa Cidades Empreendedoras e obteve excelentes resultados. “A nossa equipe é bem engajada e tem uma boa comunicação, assim podemos alcançar bons resultados no Programa das Cidades Empreendedoras. Palmeira vinha alcançando marcas de crescimento nos negócios e o Sebrae contribuiu muito para esse sucesso com os programas de capacitação, tanto para os empresários, como para os servidores públicos. Contudo, com a pandemia, tivemos perdas nesse crescimento e tivemos que traçar estratégias de apoio ao empresário para que pudéssemos ajudar a manter os seus negócios. O sebrae está nos apoiando nessas novas estratégias para a melhoria deste cenário. Sabemos que, com apoio e união do poder público e setor produtivo, podemos visualizar alternativas para minimizar os prejuízos em nossa economia”, explicou a secretária Cléa Carvalho.

Para isso, o município já aplica a lei das pequenas empresas e os servidores passam por qualificações que são transmitidas a empresários e comerciantes de diversas áreas.  “O Sebrae tem sido nosso parceiro e contribuído para que possamos atender as demandas dentro das compras governamentais e temos avançado muito no que diz respeito a isso. A prefeitura vem fazendo um grande esforço para que se compre dentro de Palmeira dos Índios, a exemplo do setor têxtil na pandemia. A gente fomentou a economia com esse setor, quando as indústrias têxteis fabricaram capotes e máscaras e subcontrataram, dentro de Palmeira, os pequenos ateliês e a mão de obra das costureiras que foram qualificadas em uma ação da prefeitura com o Senai. Isso foi muito importante. O empreendedor precisa muito de atenção e suporte”, disse o prefeito Júlio Cezar.

E continuou. “Com o aumento da pandemia e a inclusão de Palmeira na Fase Vermelha, precisamos cada vez mais de apoio e buscar alternativas para esses empreendedores. A sala do Empreendedor vai ser ampliada e o Sebrae já está qualificando os nossos servidores para atuar na Sala. Então, foi uma reunião muito positiva e essa parceria que o Sebrae tem com Palmeira dos Índios é muito importante para o desenvolvimento do ambiente de negócios em nosso município”, finalizou o prefeito Júlio.