• Meio Ambiente |
  • 13.08.20 - 03:03 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Prefeitura e Semarh inauguram Pontos de Entrega Voluntária de recicláveis

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarhpi), e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh),  inauguraram nesta quinta-feira (13) dez Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) de recicláveis, que serão distribuídos em vários locais da cidade. O evento aconteceu na Praça da Independência e contou com a participação de representantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Palmeira dos Índios (Acamrpi), que receberam doações de cestas básicas e material de limpeza da Semarh e camisetas da Semarhpi. Os PEV’s foram solicitados pela vereadora Adelaide França ao Governo Municipal.

De acordo com a gerente de Resíduos da Semarh Elaine Melo, as entregas dos PEV’s é sempre uma conquista de conscientização ambiental. “Esses pontos são importantes, mas é preciso a colaboração da população. O município também precisa colaborar com as políticas públicas ambientais e a Prefeitura de Palmeira dos Índios é nossa parceira nisso, e que alia as políticas de Saúde e de Educação, que também precisam andar juntas com as do meio ambiente. Palmeira dos Índios está de parabéns por tudo isso isso”, disse Elaine Melo.

Para o prefeito Júlio Cezar, os PEV’s, o encerramento do lixão e a autonomia da Semarhpi para licenciar foram grandes conquistas ao longo dos últimos anos. “Temos trabalhado e apoiado os catadores do município, apoiando no que eles precisam e a Ana Luísa França, secretária municipal de Meio Ambiente, fez um trabalho de uma cultura nova, de implantar a conscientização na população. Estamos em um processo novo e, aos poucos, vamos caminhando para fortalecer a cultura do meio ambiente”, explicou o prefeito.

E continuou. “Esse trabalho também tem de ser feito nas escolas, com as crianças, para que elas nos ajudem a levar para casa a conscientização para as famílias de separar corretamente o lixo. Encerramos o lixão e demos um destino correto aos resíduos, que gera despesa para o município. Mas Palmeira é um município enxuto e temos conseguido honrar os nossos compromissos. Agradeço ao estado e à Semarh pela parceria, à Anna Luísa e todos da Semarhpi pelo trabalho que têm feito”, destacou o prefeito Júlio Cezar.