• Saúde |
  • 08.07.20 - 02:14 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria Fotos: Diego Wendric/Assessoria

Prefeitura e SESAI inauguram UAPI em Palmeira dos Índios

O prefeito Júlio Cezar e o secretário municipal de Saúde Diorgenes Costa, em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), inauguraram na manhã de hoje (8), a primeira UAPI (Unidade de Atenção Primária ao Indígena) do estado de Alagoas. A UAPI é uma parceria entre a prefeitura e a SESAI, e fará atendimento exclusivo para o povo indígena Xucuru-Kariri do município. A unidade irá funcionar, exclusivamente para indígenas, de segunda a sexta, das 8h às 17h, no Polo Indígena Xucuru-Kariri.

O coordenador distrital de Alagoas e Sergipe Ivaldo Melgueiro ressaltou a importância da UAPI e da parceria com o governo executivo do município. “Essa Unidade está aqui hoje graças à parceria com a Prefeitura de Palmeira dos Índios, do Distrito Sanitário Especial Indígena (
DSEI) e o Ministério da Saúde. Agradecemos toda a ajuda que estamos recebendo, como as barreiras sanitárias em algumas aldeias de maior fluxo e agora aqui com a inauguração desta Unidade, que, aliás, é a primeira do Estado de Alagoas”, frisou Ivaldo.

O prefeito Júlio Cezar comemorou a inauguração da Unidade e reforçou o compromisso com os povos indígenas. “Desde o mês de abril estamos em parceria com o Ivaldo, com o Celso, com o pessoal do Polo Indígena, tentando ver no que podemos ajudar no combate à Covid-19 nas nossas aldeias. Nossa parceria é forte, já fizemos barreiras sanitárias com a ajuda da nossa Secretaria de Saúde, já alinhamos o atendimento primário com a nossa rede, por meio das unidades sentinelas, e agora, com muita felicidade, inauguramos aqui a primeira unidade de atenção primária ao povo indígena que, aliás, é a primeira em todo o nosso estado. Esperamos prosperar e que nossa unidade seja exemplo para os demais municípios que assistem indígenas, assim como nós”, pontuou Júlio Cezar.

Estiveram presentes lideranças, caciques e pajés das aldeias palmeirenses, o coordenador distrital de Alagoas e Sergipe Ivaldo Melgueiro, a chefe da divisão de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI Alagoas/Sergipe) Nara Lúcia, o indígena e conselheiro distrital do DSEI Alagoas/Sergipe Celso Celestino e a coordenadora do Polo Indígena Xucuru-Kariri Flávia Cardoso.