• Governo |
  • 30.01.19 - 05:01 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO E KELLY MARQUES/ ASSESSORIA

Prefeitura em Ação leva serviços básicos para a zona rural de Palmeira

Prefeitura em Ação leva serviços para a zona rural de Palmeira dos Índios (Foto: Diego Wendric/Assessoria)

A Prefeitura de Palmeira dos Índios realizou a primeira edição do programa Prefeitura em Ação, em 2019. Desta vez, A comunidade beneficiada foi a de Lagoa do Caldeirão, e povoados da região, que recebeu atendimento e serviços de diversas secretarias municipais e de instituições essenciais. O atendimento é realizado na Escola Estadual Egídio Barbosa, das 8h às 14h.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deslocou profissionais de diversos setores e programas para atender à população daquela localidade. Entre muitos serviços, a SMS ofertou confecção do Cartão SUS, solicitação de exames, vacinação, testes rápidos, atendimento médico, distribuição de kits para escovação, avaliação da capacidade funcional para idosos, mutirão de combate à dengue, verificação de pressão arterial e distribuição de preservativos.

A dona de casa Aritana Brito agradeceu à prefeitura, em nome da comunidade. “Esta ação é muito importante para todos nós, que nem sempre temos como nos deslocar para Palmeira. Agradeço ao prefeito Júlio Cezar e toda a equipe por estar olhando para nós com carinho, pois nunca vimos isso por aqui”, falou Aritana Brito.

A secretária da pasta Kátia Born ressaltou o papel da gestão em deslocar tantos serviços e atendimento para as comunidades da zona rural. “Levar os serviços e atendimentos que a prefeitura oferta, para locais mais distantes da cidade, é muito importante. Até porque a gente consegue mapear como anda a comunidade, suas dificuldades e o que precisa melhorar na localidade. Nestes dois dias, a Secretaria de Saúde está com praticamente todos os setores aqui, para atender a Lagoa do Caldeirão e prestar total assistência”, disse Kátia.

Além dos serviços de Saúde, também estão sendo ofertados benefícios como retirada de 1ª e 2ª vias de Carteira de Identidade, emissão de Cartões do Idoso e Deficiente Físico, Carteira do Trabalho, COF, consultas processuais, ações de divórcios, pensão alimentícia, orientações jurídicas, cadastros dos programas do Leite, Bolsa Família LOAS e PAA, Programa de Complementação Alimentar, visitas domiciliares, palestras, varrição de ruas, melhorias das estradas, distribuição de mudas, coleta seletiva, apresentações culturais, esportes, jogos de futebol, ouvidoria municipal, entre outros serviços.

Para o prefeito Júlio Cezar, é necessária a aproximação da prefeitura e oferta de serviços para as comunidades mais distantes. “Na cidade, a população tem mais opções de se deslocar para em busca dos serviços ofertados pela prefeitura. Mas na zona rural, existem dificuldades. Decidimos que o Programa Prefeitura em Ação precisa ser levado para os locais mais distantes, com serviços básicos para as comunidades, mas que são importantes na vida de cada um. Hoje foi apenas o primeiro dia, mas amanhã as atividades continuam e a população de Lagoa do Caldeirão e de regiões vizinhas está convidada”, reforçou o prefeito Júlio Cezar.