• Ações |
  • 16.04.20 - 04:24 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Prefeitura garante kits nutricionais para estudantes em situação de insegurança alimentar

Alimentos vão garantir reforço na alimentação de crianças da rede municipal de ensino público (Fotos: Diego Wendric/Assessoria)

Com a suspensão das aulas da rede municipal de ensino público, devido à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Palmeira dos Índios também se preocupa com as crianças que dependem da merenda escolar para ter um reforço na alimentação diária. Por isso, o Governo do Povo, por meio das secretarias municipais de Educação e de Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social, alinhou com o Ministério Público a distribuição de 1300 kits nutricionais, que fazem parte do cardápio da merenda escolar, para alunos em extrema situação de insegurança alimentar. A entrega dos kits será feita nas casas das famílias dos estudantes e ficará sob a responsabilidade da direção de cada escola e de assistentes sociais que identificaram a situação. Até o final da próxima semana esses alunos já deverão ter recebido os alimentos.

A prefeitura solicitou uma nota técnica com o perfil sociofamiliar de cada criança antes de realizar a entrega dos kits. “Já temos a relação das crianças que passam por necessidade. Muitas vezes, os pais não têm o que oferecer e, neste momento, vamos continuar a distribuir na casa dessas crianças a alimentação escolar porque elas precisam. Vamos atuar em todas as regiões onde essas crianças precisam comer. Os alimentos estão em nossos estoques, mas também já providenciamos nova compra e aguardamos a chegada dos alimentos. Conversamos por telefone com o promotor de Justiça Sérgio Vieira, que fiscaliza a Educação, para que a gente construa tudo tecnicamente e possamos agir nessa ação sem qualquer vínculo político ou partidário”, disse o prefeito Júlio Cezar.

E continuou. “Outra ação que nós também alinhamos foi a distribuição de cestas básicas, dentro da prioridade que a Secretaria de Assistência Social está encontrando, para as famílias mais necessitadas. Também estamos acolhendo vários moradores de rua, dando apoio e assistência alimentar. Tudo está sendo trabalhado e feito tecnicamente com a supervisão e condução da Secretaria de Assistência, para que possamos evitar politicagem e clientelismo, e juntando forças com o Ministério Público que está acompanhando todas as ações”, completou o prefeito Júlio Cezar.

A decisão da distribuição dos kits foi tomada pelo prefeito Júlio Cezar com os secretários de Educação Manassés Furtado e de Assistência Social Ronaldo Raimundo, a coordenadora da Merenda Escolar Mônica Alcântara e a assistente social Flávia Tavares.