Prefeitura se reúne com direção do novo Hospital para alinhamento e fortalecimento dos serviços de saúde
A prefeita Tia Júlia realizou nesta segunda-feira (29) uma reunião com a direção do novo Hospital Regional de Palmeira dos Índios para alinhar ações, acompanhar o início do funcionamento da unidade e planejar a ampliação gradual dos serviços ofertados à população. O encontro contou com a presença do secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais Júlio Cezar, da secretária municipal de Saúde Zoé Duarte e da adjunta Ivone Basílio, da diretora-geral do hospital Valquíria Bulhões, do diretor médico Eduardo Arruda e da diretora administrativa Grace Montenegro, além das equipe técnica e administrativa da prefeitura e do Hospital.
O Hospital iniciou o funcionamento no último dia 19, data da inauguração, com atendimento em clínica médica, ortopedia e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Cirurgias gerais e procedimentos ortopédicos também já estão sendo realizados, inclusive em pacientes regulados pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), vindos de outros municípios da região.
De acordo com a direção, a unidade já recebe pacientes transferidos da UPA e de outros hospitais, por meio da regulação estadual, que atende não apenas Palmeira, mas toda a região do entorno. “Já estamos em pleno funcionamento com UTI, clínica médica e ortopedia. A procura de outros municípios já é uma realidade. Qualquer paciente que esteja na regulação precisando de internamento na região está vindo para cá. Contamos com profissionais capacitados e altamente qualificados para oferecer o melhor atendimento ao paciente. O hospital já está atendendo pacientes regulados via sistema da SESAU”, destacou Valquíria Bulhões.
Durante a reunião, também foram discutidas as próximas etapas de implantação de novas especialidades. A expectativa é que, em breve, o Hospital passe a ofertar serviços como cardiologia, ultrassonografia, ecocardiografia e nefrologia, com hemodiálise. A unidade também deverá realizar cerca de mil procedimentos por mês, nesta última área. Serviços como oncologia também estão previstos, mas dependem de habilitação específica junto ao Ministério da Saúde.
O secretário de Estado Júlio Cezar explicou que o momento é de alinhamento e planejamento estratégico. “Este encontro é para alinhar o município com o hospital e mostrar à população que, apesar de já estar entregue, o hospital precisa de um tempo para que a roda gire na velocidade que a estrutura permite. A prefeitura é uma grande aliada neste início e o Estado é parceiro. A direção tem experiência e conhece a dinâmica de um hospital deste porte. Com esta união, o Hospital vai avançar e atender cada vez melhor a região”, afirmou Júlio Cezar.
A prefeita Tia Júlia destacou a importância do hospital para a oitava região de Saúde e comemorou o impacto positivo para a população. “Sabemos que a oitava região está sendo beneficiada e viemos acompanhar de perto esse início do funcionamento dos trabalhos das equipes. Graças a Deus, os pacientes não estão mais precisando se deslocar para Coruripe ou Maceió, como acontecia antes. Hoje, o fluxo é UPA e, em seguida, o hospital. Só em casos muito específicos há necessidade de transferência. Já tivemos cirurgia de ortopedia e isso é muito importante para o nosso povo”, enfatizou.
A prefeita também ressaltou que o Hospital representa a realização de um sonho antigo. “Este é um sonho para Palmeira e para toda a região. Um serviço diferenciado, pensado para oferecer excelência, com profissionais criteriosamente selecionados e capacitados. Começamos com responsabilidade, planejamento e compromisso. Este sonho começou lá atrás, com o Júlio Cezar, e agora dá o seu primeiro grande passo, com potencial para crescer ainda mais e colaborar cada vez mais com a saúde regional”, completou a prefeita.