Preparativos para Romaria de Frei Damião mobilizam comércio em Palmeira dos Índios
Destaque por seus pontos turísticos voltados ao turismo religioso, Palmeira dos Índios se consolida a cada dia como berço da cultura alagoana e atrai fiéis de várias localidades do Brasil. Um dos eventos que mais mobiliza a população palmeirense e cativa turistas de todas as partes do nordeste é a Romaria de Frei Damião, que acontece entre os dias 30 de maio e 1º de junho, no Distrito Canafístula de Frei Damião e relembra a morte do religioso – ocorrida em 31 de maio de 1997.
Diante deste cenário, a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, desenvolve estratégias a fim de fortalecer ainda mais o comércio da cidade durante este período. A expectativa é que cerca de 20.000 pessoas visitem o município durante os três dias.
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Palmeira Breno Malta, a Romaria é uma oportunidade para que os 68 comerciantes cadastrados na CDL e os demais não filiados incrementem suas vendas. “Durante o período do evento, observamos um aumento expressivo na circulação de pessoas, o que impacta positivamente diversos segmentos, como alimentação, hospedagem, transporte, vestuário e artigos religiosos. É um momento em que comerciantes locais têm a oportunidade de aumentar suas vendas e fortalecer seus negócios, além de receber visitantes de toda a região, promovendo o turismo religioso e a cultura do nosso município”, explicou.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Júlio Cesar Permínio explicou que datas como essas são de suma importância para o progresso da cidade. “A nossa expectativa é receber até 400 ônibus com fiéis de toda a região. Aproveitamos esta oportunidade para incrementar o nosso comércio, pois como outras pessoas estarão visitando o município há uma grande expectativa de vendas de produtos, principalmente alimentícios, por isso estabelecemos parcerias com órgãos como o Sebrae, por exemplo, para capacitar nossos comerciantes”, disse.
A prefeita Tia Júlia destacou a importância do turismo religioso para a cidade. “Palmeira dos Índios se destaca por seus vários pontos turísticos relacionados à religião. Nossa Catedral é uma das mais lindas da região, além do Cristo Redentor do Goiti, que é um espetáculo à parte, entre tantos outros lugares belíssimos nesta terra. Estamos trabalhando para que Palmeira seja cada vez mais reconhecida no Brasil por sua rica cultura”, declarou a gestora municipal.
Confira matérias relacionadas:
Romaria de Frei Damião terá início nesta sexta (30); evento contará com show do padre João Carlos
Prefeita se reúne com forças de segurança para coibir furtos no comércio de Palmeira dos Índios