• Saúde |
  • 02.04.24 - 02:29 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA E WENDRIC DIEGO/ ASSESSORIA

Primeiro ambulatório LGBTQIA+ do estado é inaugurado em Palmeira dos Índios

Além de oferecer um serviço de saúde de qualidade e alcançar usuários dos quatro cantos da cidade, Palmeira dos Índios agora é referência em respeito e equidade na Saúde Pública. Na manhã desta terça-feira (2), o município inaugurou o primeiro ambulatório LGBTQIA+ da região, que funcionará na Unidade Básica de Saúde (UBS) Denilma Bulhões, em Palmeira de Fora.

A coordenadora do ambulatório Daniele Almeida falou da parceria entre a população, o conselho, a UFAL e a gestão. Agradeceu pelo olhar acolhedor da gestão, mesmo diante de uma sociedade homofóbica, e destacou o papel significativo para os usuários e as famílias. Lembrou que o município abraça a causa, pois a saúde é um direito agora formalizado.

O espaço abrange atividades de educação em saúde e educação permanente, além do cuidado integral direcionado para as necessidades do grupo. O objetivo é ampliar o acesso da população LGBTQUIA+ aos diferentes pontos de atenção à saúde e da rede intersetorial, garantindo o respeito às pessoas e o acolhimento com qualidade, alcançando suas demandas.

Participaram da inauguração a comunidade local, profissionais da Saúde, secretários municipais, vereadores e o gestor municipal. O secretário de Saúde Jânio Marques falou do ambulatório como concretização de um sonho. “Hoje é um dia que fica marcado na história de Palmeira. Este governo não veio para viver de sonhos, mas para transformá-los em realidade. Esta sala irá transformar a vida das pessoas. Desde que entrei, o prefeito disse: “Faça Saúde, seja para quem for”. E não vamos parar por aqui. Hoje, somos o espelho para o estado de Alagoas”, afirmou o secretário.

O ambulatório é fruto de um projeto de extensão desenvolvido entre a Secretaria Municipal de Saúde e o polo de Palmeira dos Índios da Universidade Federal de Alagoas. O serviço poderá ser acessado via encaminhamento ou por demandau espontânea, sendo do tipo porta aberta. A iniciativa servirá também como forma de mapeamento da população LGBTQIA+ e de suas necessidades em saúde.

O prefeito Júlio Cezar falou da criação da sala e da aplicação das políticas públicas, rompendo a desigualdade. “Estou feliz por começar o dia com uma agenda tão importante. E sei que estou entregando em boas mãos. Ainda temos uma sociedade muito desigual e quando falamos em levar políticas públicas é que vimos as necessidades. Aqui é um ambulatório que irá funcionar a partir de hoje e oferecerá serviços e uma equipe pronta. Ser o primeiro é importante porque nunca seremos esquecidos. Peço perdão por tantas perseguições e preconceitos que vocês foram submetidos. Levem à comunidade o nosso abraço e digam que a gestão respeita vocês. Contem com a gente. Cuidem dessas salas, dos remédios, pois eles são de vocês”, disse o prefeito.