• Educação |
  • 31.01.23 - 07:34

Programa Busca Ativa cumpre meta estabelecida pelo UNICEF e segue acelerado para volta às aulas

Às vésperas do início do ano letivo de 2023 da Rede Pública Municipal de Palmeira dos Índios, o Programa Busca Ativa Escolar vem intensificando os trabalhos à procura das crianças e adolescentes que estão fora da escola, e avaliando os motivos da falta, frequência e atraso.
Os profissionais das escolas municipais estão diariamente nas ruas realizando visitas e prestando o serviço de matrícula domiciliar, com objetivo de facilitar o acesso e engajamento dos pais e responsáveis.
Em 2022 as ações estratégicas da Busca Ativa Escolar foi realizada de forma contínua no município de Palmeira dos Índios, sendo coordenado pela Secretaria Municipal da Educação, em parceria com as secretarias de Saúde e Assistência Social.
O programa já cumpriu a meta estabelecida pelo Selo do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), antes do prazo de finalização, atingido até o momento 116% . Também foram alcançados as metas construída no plano de ação da busca ativa escolar do município.
Para a coordenadora Operacional do Busca Ativa Escolar no município Denise Barros, o trabalho eficiente é feito em conjunto com as demais secretarias. “A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que controla e monitora os riscos e índices de evasão escolar. É uma ferramenta valiosa que nosso município aderiu a partir do selo UNICEF e com a eficiência da equipe de trabalho do município de palmeira dos índios continuamos dando nosso melhor para alcançar bons resultados ao decorrer dos anos, e não será diferente no ano de 2023. Por tanto precisamos de um olhar mais atencioso e prestativo de todos os órgãos competentes para que esses resultados sejam os melhores possíveis para nosso município”, explicou a coordenadora.
O Busca Ativa é uma estratégia para ajudar a garantir o direito à educação. Mas só é efetiva com o envolvimento de todas as políticas públicas (educação, saúde, assistência social, entre outras) e com a participação e o engajamento ativo da sociedade.