• Agricultura |
  • 01.06.23 - 02:37 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA FOTO: WENDRIC DIEGO E HELCINEI CORREIA

Programa de Aquisição de Alimento (PAA) beneficiará mais de 600 agricultores e instituições carentes em Palmeira dos Índios

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou nesta quinta-feira (1) mais uma etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O evento contou com a participação de 600 agricultores familiares, que receberam um total de 20.000kg de macaxeira, 6.000 de batata, 3.000kg de hortaliças, 500kg de feijão e 100kg de mel. O programa, financiado em parceria com o Governo Federal, visa a doação de alimentos para instituições carentes, além de fornecer renda para os agricultores.

Dona Socorro Noberta, que sobrevive da agricultura, ficou satisfeita com os produtos e agradeceu à Prefeitura pelo apoio “Vivo da agricultura familiar. Planto de tudo para conseguir o sustento de casa. Esses produtos estão vindo com grande ajuda para minha família. Só tenho a agradecer a Deus e o prefeito”, disse dona Socorro.

A Supervisora Regional da Emater, Fátima Barbosa, enalteceu o processo de compra e venda, que é uma fonte segura de renda para os agricultores. “Vocês trouxeram os produtos e sabem que é uma compra certa, com doação simultânea, por meio do repasse para as famílias que necessitam. Para quem vende seus produtos, o dinheiro chega direto na conta. É algo seguro e que beneficia a todos”, explicou a Supervisora.

O PAA é um programa do Governo Federal que busca incentivar a agricultura familiar, promover a organização produtiva e econômica no meio rural e o acesso à alimentação adequada e saudável. Por meio do programa é feita a compra de alimentos produzidos pelos agricultores, que são destinados às pessoas que não têm acesso à alimentação adequada e também para entidades de assistência social.

A iniciativa do PAA amplia o acesso à alimentação saudável e fomenta a economia local. O Secretário de Agricultura Luciano Monteiro falou do PAA como um marco para a gestão municipal. “O dia de hoje é um marco para agricultura da nossa região, onde, por meio do prefeito Júlio e o Vereador Madson Monteiro, conseguiram uma emenda no valor de R$ 453 mil que vai beneficiar de início comprando a produção de 100 agricultores e beneficias mais de 10 famílias diretamente e indiretamente. Hoje, recebemos um número grande de produtos e iremos beneficiar muitas famílias.