• Agricultura Familiar |
  • 02.04.24 - 03:19 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA E WENDRIC DIEGO/ASSESSORIA

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) beneficiará mais de 10 mil famílias e instituições em Palmeira dos Índios

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou o lançamento nesta terça-feira (2) de mais uma etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O evento contou com a participação de mais de 100 agricultores familiares, beneficiados com a compra de seus produtos de forma segura. O programa, financiado em parceria com o Governo Federal, visa a doação de alimentos para 10 mil famílias por meio das instituições carentes e cadastradas na Secretaria Municipal de Assistência Social.

A supervisora Regional da Emater Fátima Barbosa destacou a parceria entre a instituição e a prefeitura . “Estamos às portas do inverno. A zona rural de Palmeira é rica e todas estas políticas públicas que vêm por meio da prefeitura garantem retorno ao agricultor. É isso que ajuda a cada dia e fazer com que esse trabalho continue. Temos 8 anos de trabalho, nós EMATER, não estamos isolados e sim em parceria com a prefeitura.”, explicou a supervisora.

O PAA é um programa do Governo Federal que busca incentivar à agricultura familiar, promover organização produtiva e econômica no meio rural e o acesso à alimentação adequada e saudável. Por meio do programa é feita a compra de alimentos produzidos pelos agricultores, que são destinados às pessoas que não têm acesso à alimentação adequada e, também, para entidades de assistência social.

O secretário de Agricultura Luciano Monteiro Filho destacou que a iniciativa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) amplia o acesso à alimentação saudável e fomenta a economia local. Ele ressaltou que os agricultores têm se sentido beneficiados pela gestão e afirmou que continuarão trabalhando juntos em prol do desenvolvimento da comunidade rural.

Uma gestão que busca o reconhecimento e a valorização do homem do campo. “Agradeço a Deus por este momento hoje. Vocês não têm ideia de quantas famílias serão beneficiadas com estas políticas públicas. Lutamos hoje por aqueles que precisam deste programa de segurança alimentar e outros. Em nome do prefeito, milhares serão atendidos com comida na mesa. É uma alegria que quero registrar, tanto para quem produz e vende, porque sabem que vão vender e receberão o pagamento. Não é necessário muito trabalho, pois vender para a prefeitura significa dinheiro certo para os programas de merenda e assistência. Estes alimentos irão para as associações. Não estamos apenas fazendo uma política simples, isso é um direito de vocês. Parece pouco, mas com um milhão e meio, podemos ir ainda mais longe. Que Deus multiplique o pão nosso de cada dia na mesa do agricultor”, finalizou o prefeito.