Notícias

  • Agricultura |
  • 11.11.25 - 01:30 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

Programa Terra Arada é referência em atendimento à Agricultura Familiar em Palmeira dos Índios


Programa Terra Arada é referência em atendimento à Agricultura Familiar em Palmeira dos Índios

Programa Terra Arada foi lançado em 2017 (Foto: Diego Wendric/Assessoria)

 

Criado em 2017, ainda na gestão do então prefeito Júlio Cezar, o Programa Terra Arada se consolidou como uma das principais políticas públicas de incentivo à agricultura familiar em Palmeira dos Índios, e se tornou referência para todo o Estado de Alagoas. Desde a implantação, 52 mil tarefas de terra já foram aradas e beneficiaram 21 mil famílias, sem qualquer custo para os agricultores. É o preparo da terra para receber sementes, garantir o plantio e a colheita de alimentos que vão para as mesas dos palmeirenses.

Ao longo dos anos, o programa alcançou mais de 180 comunidades rurais. Só em 2025, foram aradas aproximadamente 5 mil tarefas, com atendimento direto a 103 comunidades, número que reflete a crescente demanda por esse apoio fundamental aos pequenos produtores.

Com metas ousadas e resultados expressivos, o Terra Arada contribui diretamente para o desenvolvimento rural e garante melhores condições de produção para milhares de agricultores do município.

O secretário municipal de Agricultura José Cícero destacou a importância desta iniciativa. “O Terra Arada é mais que um programa, é uma política permanente de fortalecimento do agricultor. A cada ano, a procura aumenta porque o agricultor sabe que pode contar com este suporte para ppreparar a sua terra e garantir a produção. Para 2026, a nossa meta é chegar a 6 mil tarefas aradas, alcançando todo o município, sempre atentos às condições climáticas, que podem ampliar ainda mais os resultados”, garantiu o secretário.

A prefeita Tia Júlia reforçou o compromisso da gestão com o setor agrícola. “Este programa nasceu para transformar a vida do homem e da mulher do campo e assim tem sido feito. O nosso município tem na agricultura familiar uma base importante de renda e subsistência. Vamos continuar ampliando e fortalecendo o Terra Arada, porque cuidar da agricultura é cuidar das nossas famílias e do desenvolvimento de Palmeira dos Índios”, disse a prefeita.