• Cultura |
  • 28.10.21 - 01:52 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

Programação da Semana Graciliano Ramos continua nesta quinta (28), em Palmeira

A programação da Semana Graciliano Ramos, promovida pela Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, continua nesta quinta-feira (28), com muitas atrações culturais que vão de contações de histórias, exposições de livros de escritores palmeirenses, oficina de arte indígenas a shows musicais. Das 15h às 19h a programação será na Praça do Skate e a partir das 19h na sede da Academia Palmeirense de Letras, Ciências  e Artes (Apalca).

Ontem, a abertura do evento contou com a apresentações da Orquestra Graciliano Ramos e do livro virtual Graciliano  acontece na cidade desde 2017, em comemoração ao nascimento do escritor alagoano Graci(liano): e o menino se fez homem, da professora Isvânia Marques, e apresentado pelo neto de Graciliano,  o escritor Ricardo  Ramos. O evento terá três dias de duração e este ano conta com uma novidade: terá um dia cultural, com apresentações de diversos de artistas locais, além das tradicionais rodas de conversa e palestras, que acontecerão na Apalca.

De acordo com o secretário municipal de Cultura Cássio Júnio, o evento foi uma forma que a gestão municipal encontrou para enaltecer a importância do Mestre Graça. “Ele é uma figura alagoana significativa para as artes e, em especial, para a literatura da nossa cidade, estado, país e parao mundo. Agradecemos a parceria da Apalca, Secretaria Municipal de Educação, Humana Cenas Produções Artísticas, Cia Teatral Mestres da Graça, Costa livre Filmes, Apalca e artistas independentes todos locais, Editoras oficiais das instituições de ensino estaduais EDUNEAL e a EDUFAL além da Imprensa Oficial Graciliano Ramos e da Escola Técnica de artes ETA – UFAL”, explicou o secretário.

A programação contará com peças de teatro, uma noite de cinema em praça pública e uma tarde dedicada às escolas municipais que apresentarão os resultados de projetos sobre Graciliano Ramos. Cada tarde será finalizada com um show de um artista local, credenciado pela Secult. O evento termina no sábado com o show da banda Forró Bom de Casa. “O momento é de retomada dos eventos, mas ainda temks que manter a segurança e os cuidados de prevenção contra a Covid-19. Não esqueçam das máscaras, pois o uso dessa proteção é obrigatório. Mesmo sendo desta forma, não poderíamos deixar de realizar mais um ano da Semana Graciliano Ramos, pois ela está dentro da nossa programação cultural desde 2017. Parabenizo à Secretaria Municipal de Cultura pelo trabalho e agradecemos aos apoiadores por acreditar na nossa cultura, que é algo tão forte na nossa terra”, afirmou o prefeito Júlio Cezar.

Confira a programação: