• Religião |
  • 05.11.23 - 08:06 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: SECULT/PALMEIRA

Programação das Santas Missões de Frei Damião terá encerramento neste domingo (5) com missa e show religioso

Com o apoio da Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a Diocese Capela de Nossa Senhora do Rosário, no Distrito de Canafístula, encerra neste domingo (5) as Santas Missões, dedicadas a Frei Damião, o Santo do Nordeste. O evento religioso teve início na sexta-feira (3) com uma missa de abertura e o terço mariano. Neste sábado (4), houve a tradicional procissão do Frei, missa e show com a banda Trono. A atração deste domingo é o cantor Hugo Santos, fundador das comunidades Colo de Deus e Samaria.

Todos os anos uma vasta programação inclui missas, vigílias, bênçãos, shows religiosos e procissão, e marca as celebrações que lembram o nascimento do Frei Capuchinho, que passou uma parte da vida em Canafístula, onde pregou a religião, o evangelho e conquistou milhares de devotos.

O evento atrai pessoa de várias partes de Alagoas e do Nordeste. “Desde 2017, quando assumimos a gestão, a prefeitura apoia culturalmente este evento, que atrai romeiros de várias partes do Nordeste, com suas caravanas. Quem ainda não teve a oportunidade de vir às Santas Missões deste ano, aproveite e venha neste domingo para Canafístul, em Palmeira dos Índios. São momentos imperdiveis de muita oração, devoção e fé”, disse o prefeito Júlio Cezar.
Confira a programação deste domingo (5)
9h30: Santa missa (igreja Nossa Senhora do Rosário)
11h30: Santa missa (Associação Frei Damião)
15h: Santa missa de encerramento
16h: Show com Hugo Santos (fundador das comunidades Colo de Deus e Samaria)
Frei Damião

Frei Damião nasceu em 5 de novembro de 1898, em Bozzano, na Itália. Ordenou-se sacerdote em 5 de Agosto de 1.931. Faleceu aos 96 anos de idade e foi levado à sepultura ao som do hino de Nossa Senhora, na Capela de Nossa Senhora das Graças, como era de sua vontade, na capital pernambucana Recife.

Ocupou-se em disseminar “as santas missões” pelo interior do Nordeste, um tipo de cruzadas missionárias, de alguns dias de duração, pelas cidades nordestinas. Nessas ocasiões, era armado um palanque ao ar livre, com vários alto-falantes, onde o frade transmitia os seus sermões.

Conseguia arrastar multidões para ouvir suas palestras e tornou-se um fenômeno de popularidade religiosa no Nordeste, só comparável ao Padre Cícero, de Juazeiro do Norte. Frei Damião é aclamado pelos católicos locais como o legítimo sucessor do Padre Cícero Romão Batista.