• Notícias |
  • 12.03.21 - 10:29 |
  • Por ASSESSORIA

Queimada ameaça floresta nativa em Palmeira dos Índios

Incêndio na zona rural de Palmeira dos Índios (Fotos: Henrique Romeiro/Assessoria)

Várias propriedades foram atingidas por um incêndio ocorrido nesta quinta-feira (11), na zona rural de Palmeira dos Índios. O fogo começou por volta das 13h na Serra do Amaro, próximo à comunidade de Lagoa da Tereza, e se alastrou pela Fazenda Buzu, Sítio Boqueirão e parte da Mata da Catarina, onde existe uma floresta nativa.

A Defesa Civil Municipal e militares do Corpo de Bombeiros trabalharam intensamente para conter as chamas que ameaçavam casas, pastos, animais e assustavam moradores. Um pequeno produtor rural perdeu, só de árvores, mais de 30 mangueiras e 9 jaqueiras. Um prejuízo calculado em mais de R$ 6 mil pela Defesa Civil, que também fez a estimativa de que, até às 19h desta quinta-feira, uma área de mais de 300 tarefas já teria sido devastada pelo fogo.

O secretário municipal de Defesa Civil Flávio Emílio disse que o local onde o fogo se alastrou é de difícil acesso e que fortes ventos espalharam focos por toda a área. “Os bombeiros se esforçaram muito para conter o avanço das chamas, que só aconteceu muitas horas depois. Os focos se multiplicavam rapidamente e o fogo se alastrava queimando árvores, pastos e tudo que encontrava pela frente”, explicou.

Flávio também informou que as chamas seguiram em direção à Mata da Catarina, ameaçando uma reserva florestal. “Os bombeiros se posicionaram em cima da serra para poder controlar o incêndio. Árvores como o Mulungú, Pau-D’Arco, Barriguda, Sucupira, entre outras florestais, além de animais nativos, como a Raposa, o Gato do Mato, Tejo, várias espécies de cobras, roedores, pássaros silvestres, e também a comunidade de Serra Velha, tudo estava ameaçado de virar cinzas. Seria um grande desastre ecológico”, alertou o secretário.

Nesta sexta-feira (12), por determinação do prefeito Júlio Cezar, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e, também da Defesa Civil, farão uma avaliação de danos ambientais e materiais no local. “Foi um incêndio de grandes proporções. O período é de estiagem, o que aumenta o risco de queimadas e prejuízos ambientais e financeiros. Vou aguardar a avaliação da nossa equipe, mas vamos redobrar a atenção para que eventos como este não aconteçam novamente no nosso município”, alertou o prefeito.