Reunião discute implantação do programa Minha Casa, Minha Vida Rural para comunidades indígenas em Palmeira dos Índios
Na manhã desta quarta-feira (5), o Instituto Habitar, em parceria com a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria de Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social, realizou uma reunião para debater a implantação do programa Minha Casa, Minha Vida Rural no município. O encontro teve como objetivo discutir a construção de moradias destinadas às famílias indígenas em situação de vulnerabilidade que vivem nas aldeias da região.
O Minha Casa, Minha Vida Rural é uma vertente do programa habitacional federal voltada para a construção ou melhoria de moradias em áreas rurais. A iniciativa oferece subsídios e financiamentos a famílias que vivem e trabalham no campo, incluindo agricultores familiares, trabalhadores rurais e comunidades tradicionais, como as indígenas e quilombolas.
Esta é a primeira etapa de um processo voltado à garantia do direito à moradia digna para essas famílias. Participaram do encontro representantes da gestão municipal, por meio das Secretarias de Assistência Social e dos Povos Originários e Tradicionais, lideranças indígenas e representantes da Funai.
O diretor-presidente do Instituto Habitar João Rafael explicou que o momento marca o início dos trabalhos de planejamento e levantamento das demandas das famílias. “Hoje é um primeiro dia de trabalho, de apresentação do programa e de traçar as estratégias para o levantamento da demanda das famílias, a fim de apresentar o projeto junto ao Ministério das Cidades”, destacou.
Representando a prefeita Tia Júlia, o secretário de Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social Josival Calixto destacou o comprometimento da gestão municipal com as comunidades indígenas e o fortalecimento das políticas de moradia. “A prefeita Tia Júlia tem um olhar muito sensível para todos que mais precisam. Este é um passo importante para garantir moradia digna e fortalecer a inclusão social dessas comunidades”, afirmou.