• Educação |
  • 28.06.24 - 03:08 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ ASSESSORIA

Revista Entre Saberes, Práticas e Ações: Protagonismo e Inovação na Educação de Palmeira dos Índios

A Educação em Palmeira dos Índios desde 2021 conta com mais um importante aliado na disseminação e valorização das práticas pedagógicas locais: a Revista Entre Saberes, Práticas e Ações. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEDE), a publicação semestral, lançada em fevereiro a junho e de julho a dezembro, se tornou um espaço essencial para os educadores da Rede Pública Municipal de Ensino.

Destinada exclusivamente aos professores de Palmeira dos Índios, a revista permite que as publicações tenham até três autores, com a obrigatoriedade de que, pelo menos um deles, seja membro da Rede Pública Municipal de Ensino. Esse critério assegura que as experiências locais sejam valorizadas e compartilhadas, incentivando uma troca rica de conhecimentos e práticas.

A Revista Entre Saberes, Práticas e Ações “tem como missão estimular o gosto pelo registro estruturado e acadêmico das práticas em sala de aula. Essa iniciativa é crucial para que os profissionais da educação documentem e reflitam sobre suas metodologias, contribuindo não apenas para seu desenvolvimento profissional, mas também para o enriquecimento do ensino na região”, ressalta o técnico pedagógico professor Dr Jardiel Marcos.

Os artigos publicados abrangem temas relacionados à Educação Básica, incluindo a Educação Infantil, Ensino Fundamental, podendo se estender ao Ensino Médio e na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Quilombola também têm destaque. Essa diversidade temática assegura que a revista seja um recurso valioso para todos os segmentos da Educação Pública Municipal.

Além de fomentar a pesquisa e a escrita acadêmica entre os professores, a revista serve como um espelho das práticas inovadoras e eficazes implementadas nas salas de aula de Palmeira dos Índios. Ela se configura como um veículo de divulgação e troca de experiências, promovendo um ambiente de aprendizagem contínua e colaborativa.

Para um dos organizadores da revista , o Prof. Dr Jardiel Marcos Santos da Silva, o resultado é fruto de um esforço coletivo. “A iniciativa da SEMEDE com a Revista Entre Saberes, Práticas e Ações demonstra o compromisso com a melhoria da Educação local, incentivando os educadores a se tornarem protagonistas na construção e compartilhamento do conhecimento. Este esforço coletivo, registrado de forma acadêmica e estruturada, fortalece a qualidade do ensino e contribui para a formação de uma comunidade educativa mais engajada e reflexiva”, disse o professor.