• Economia |
  • 05.06.23 - 12:05 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

Romaria de Frei Damião reúne multidão e movimenta economia em Canafístula

O Distrito de Canafístula de Frei Damião, em Palmeira dos Índios, com o apoio da prefeitura, realizou três dias de festividades com a Romaria de Frei Damião, no último final de semana. Devotos de todas as partes de Alagoas e do Nordeste visitaram a comunidade para participar das Santas Missões, que acontecem anualmente nesta epoca do ano. Além da programação religiosa, que se encerrou no domingo (4), o comércio de artesanato, que envolve a venda de produtos relacionados ao Frei, também comemorou o aquecimento da comercialização de artigos, comida e bebida, que aumentou a geração de emprego e renda.

A comerciante e psicóloga Janine Tenório comercializa produtos religiosos. Até o ano passado, ela negociava nas bancas que ficam espalhadas pelo Distrito, principalmente no entorno da igreja do Rosário, onde acontecem as festividades. “Este ano, decidimos inovar. Eu e o meu noivo montamos esta loja e tamanha foi a minha surpresa quando descobri que neste local morava a dona Lia Correia, que foi cuidadora do Frei Damião. Nos fundos da loja tem um quartinho onde ele descansava. Isso me causou muita emoção, pois o meu pai era devoto do Frei . Quando eu tinha doze anos, assisti a uma missa celebrada por Frei Damião, em Canapi, e tive a honra de chegar perto dele e receber sua bênção”, contou.

Janine destacou que nesta época toda a comunidade se prepara para um aumento no volume nas venda dos produtos referentes ao Frei, que chega a 70%, com relação a outros períodos. “A comunidade espera por estas datas, porque nos outros dias a vendagem é lenta. Toda a comunidade se organizou para lucrar nestas festas do Frei, que acontecem em junho e novembro, seja em artesanato ou alimentação. Agora, com o Santuário dedicado ao Frei, tudo ficou mais bonito e atrativo. E já  vendemos bem este nesta primeira programação”, disse Janine Tenório.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo destacou a importância das festividades de Frei Damião para o município. “O turismo religioso é um dos que mais crescem em todo o mundo. E em Palmeira dos Índios não é diferente. Temos os santuários do Cristo Redentor e de Nossa Senhora do Amparo, na Serra do Goiti, e o de Frei Damião, em Canafístula. Com a demanda do turismo nestes lugares, a economia cresce e, também, a geração de emprego e renda. E foi isso que está aconteceu agora, com o aquecimento na venda de artigos religiosos nas festividades de Frei Damião. Mas estamos nos preparando para movimentar a região durante o ano todo”, explicou Cléa Carvalho.

Ao final da Romaria, Canafistula recebeu mais de 20 mil visitantes, que contribuíram para o fomento da economia local. “Esta é uma estimativa anual para estas festas. Canafistula está linda, iluminada e conta, este ano, com o Santuário Frei Damião. Isso aumenta o atrativo turístico, religioso e, claro, o fomento à economia local. As Santas Missões terminaram no domingo, mas dá para visitar a nossa Canafistula de Frei Damião em qualquer época e conhecer o artesanato religioso do local”, convidou o prefeito Júlio Cezar.