• Religião |
  • 02.11.22 - 10:14 |
  • Por HENRIQUE ROMEIRO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

Romeiros esperam com ansiedade a inauguração do Santuário Frei Damião

No dia 14 de novembro, o Distrito de Canafístula de Frei Damião, localizado na cidade de Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas, receberá a visita de milhares de romeiros e fiéis peregrinos que irão participar da inauguração do primeiro Santuário Frei Damião do estado de Alagoas, onde assistirão a uma Santa Missa e a um grande show do Padre Antônio Maria.

No última semana de outubro, 50 romeiros palmeirenses viajaram, do dia 26 ao dia 28, pelo Sertão de Pernambuco e de Alagoas. Eles foram buscar um imagem de Frei Damião em Petrolina-PE, que foi produzida pelo artesão pernambucano Ranilson Viana. Ela foi transportada em partes por duas carretas para ser colocada no Santuário. Uma equipe do artesão está no local preparando a base e dando os retoques finais nos detalhes. A instalação da primeira parte está prevista para a sexta-feira (4). Os romeiros, agora, esperam com muita ansiedade o dia 14 de novembro. Para eles, o local agora é sagrado.

A imagem ficará com 20 metros de altura quando estiver em sua base. Uma grande recepção está sendo organizado para os devotos que irão se deslocar em caravanas de diversas partes do Nordeste. Depois deste evento, Palmeira deverá se tornar definitivamente uma das rotas principais da devoção ao Santo dos nordestinos, como é conhecido o Frei Damião.

O município investiu quase R$ 2 milhões em infraestrutura para a construção da Praça dos Romeiros, em Canafístula. A intenção é alavancar o turismo religioso na cidade. O município possui ainda mais dois santuários: o Cristo Redentor, e o Mãe do Amparo. Ambos localizados na Serra do Goiti, rota de peregrinações e de excursões a monumentos religiosos.

O turismo religioso é uma atividade desenvolvida por pessoas que se deslocam por motivos religiosos, ou para participarem de eventos de significado religioso. Essa modalidade é compreendida como peregrinações, romarias, excursões, visitas a locais de caráter histórico-religioso, festas e espetáculos de cunho sagrado.