• Proteção à Mulher |
  • 14.03.23 - 12:07 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: ASSESSORIA

Sala Lilás de Palmeira dos Índios será inaugurada nesta quinta (16)

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Executiva da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, e o Governo de Alagoas, por intermédio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, inauguram nesta quinta-feira (16), às 9h, a Sala Lilás, que funcionará no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do município. A inauguração contará com autoridades do município e do estado, além de integrantes das forças de segurança,  do judiciário e da rede de apoio à Mulher.

Na Sala serão atendidas todas as mulheres vítimas de violência que, junto com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica (CEAM), contarão com suporte jurídico, social e psicológico. No ano passado, o CEAM realizou 150 atendimentos psicológicos, 91 sociais e 182 jurídicos. O principal tipo de violência cometida foi a psicológica, com registro de 88 casos, seguida da violência física, moral, patrimonial e sexual.

O espaço contará com equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, advogado assistente social. “Além de atendimento e encaminhamento para o Instituto Médico Legal (IML), Boletim de Ocorrência (BO) e medida protetiva. Junto com o CEAM, a Patrulha Maria da Penha e o aparelhos jurídicos e de segurança, manteremos as nossas mulheres mais protegidas”, explicou a secretária Executiva da Mulher em Palmeira Flávia Ramos.

A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Palmeira, Governo do Estado, Comissão de Mulheres da OAB/3ª Subseção, assessoria da 4ª Vara Criminal, Defensoria Pública, Procuradoria Geral do Município, Câmara de Vereadores e polícias Militar, Civil e Guarda Municipal. “Depois da implantação da Casa da Mulher, agora teremos a Sala Lilás. Esta é mais uma ferramenta à disposição da mulher para a denúncia e punição dos agressores. As mulheres não podem ter medo de denunciar, pois tem muita gente envolvida nesta política pública para protegê-las. Os agressores terão que arcar com as punições, se cometer violência contra mulheres no nosso município”, afirmou o prefeito Júlio Cezar.