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  • 17.12.25 - 04:35 |
  • Por Anyelle Cavalcante/Assessoria Fotos: Wendric Diego/Assessoria

Sarau Literário marca fim do projeto “Pé de Leitura na Educação Infantil” em Palmeira dos Índios; cerca de 3.000 crianças foram beneficiadas


Um sarau literário, ocorrido no Ginásio da Escola Municipal Marinete Neves, marcou o fim do projeto pedagógico “Pé de Leitura na Educação Infantil” no ano letivo de 2025. O projeto, desenvolvido pela Coordenação Geral da Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Palmeira dos Índios, teve o encerramento marcado por um lindo momento de confraternização e partilha de aprendizagem entre os alunos, que foram prestigiados por toda a comunidade escolar.

Foto: Wendric Diego

Ao todo, 25 instituições de Educação Infantil participaram do projeto, que envolveu aproximadamente 3.000 crianças, com idades entre 0 e 5 anos e 11 meses, matriculadas nas turmas de creche e pré-escola da rede pública municipal. A iniciativa “Pé de Leitura na Educação Infantil” orientou o trabalho pedagógico das turmas dos Centros de Ensino Infantis (CEIs) ao longo de todo o ano, com foco na promoção da leitura desde os primeiros anos de vida.

De acordo com a coordenadora geral da Educação infantil Salézia Cavalcante, o resultado do projeto foi considerado satisfatório. “Ficamos muito felizes de observar os efeitos desta prática de aprendizagem entre os alunos e como eles foram impactados pela magia da literatura”, disse.

O projeto teve como principal objetivo proporcionar experiências significativas por meio da inserção da leitura literária na rotina diária de bebês e crianças pequenas. A proposta reforça a importância do contato precoce com os livros para o desenvolvimento do pensamento, da imaginação, da linguagem e da construção de vínculos afetivos.

Ciente da importância de ações como esta para a Rede Municipal de Ensino, a secretária municipal de Educação Renilda Pereira enfatizou a importância da atividade. “Ao associar a leitura a temáticas com equidade, expressão artística e brincadeiras simbólicas, o projeto promoveu um ambiente alfabetizador rico em experiências sensoriais, interativas e inclusivas, respeitando as diferenças e valorizando a diversidade presente nas unidades de ensino”, disse Renilda.