Notícias

  • Saúde |
  • 27.08.25 - 04:21 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Saúde apresenta fluxo para atendimento de pessoas vítimas de violência


Nesta quarta-feira (27), a Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios, por meio do setor de Vigilância em Saúde, apresentou o fluxo de atendimento para pessoas vítimas de violência.

A apresentação foi feita para os profissionais da rede de Atenção Primária e outras instituições de Saúde, Assistência Social e Educação. O fluxo montado pela SMS foi apresentado pela diretora da Vigilância em Saúde, a enfermeira Aline Duarte.

“Por meio das notificações, conseguimos ver o quadro pelo qual nosso município passa. Além das violências causadas por terceiros, vemos também a autoprovocada. Assim podemos ter um norte de como melhor atender essas pessoas, promover ações educativas e sociais”, explicou Aline.

A secretária executiva da Mulher Rosângela Monteiro reforçou o cuidado que a gestão tem com o assunto e a importância de sua secretaria. “Sabemos que não é fácil, nem simples, tratar deste assunto. Vemos muitas mulheres serem maltratas. Mas trabalhamos diariamente para combater esses atos. Acolhemos, ajudamos e orientamos a vítima, em conjunto com as demais secretarias envolvidas neste assunto tão importante pra nossa sociedade”, disse a secretária.

A secretária-adjunta da Saúde Ivone Basílio falou da importância do momento. “É de extrema importância debater, construir e por em prática esse fluxo. Mostra o compromisso e o papel de cada setor envolvido”, disse Ivone.

Outros segmentos também apresentaram como assistem vítimas de violência, que contribuíram para a construção do fluxo que deverá ser seguido pelos profissionais que recebem essas pessoas.