• Saúde |
  • 25.04.19 - 11:52 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Saúde realiza Hiperdia nesta sexta (26), em Palmeira

O Dia de Combate à Hipertensão Arterial é comemorado nesta sexta-feira (26), em todo o mundo. Conhecido como “Hiperdia”, a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará o Hiperdia do município nesta sexta, na UBS Denilma Bulhões, a partir das 8h.

A data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde. O município de Palmeira dos Índios possui 5.027 hipertensos, número considerado elevado para uma população de aproximadamente 80 mil habitantes. Os pacientes são acompanhados pelas unidades básicas de saúde, com atendimentos e medicamentos, além das consultas especializadas.

A gerente do Programa Hiperdia da SMS Daniela Rosendo convida todos para participar do evento e alerta quanto aos cuidados com a pressão arterial. “Teremos um dia cheio de atividades no Denilma, como também em todas as unidades de saúde do município. Queremos fazer um alerta para que as pessoas atentem mais à sua alimentação, diminuir a quantidade de sal, praticar atividades físicas e realizar exames periódicos. São pequenos cuidados que fazem toda a diferença”, ressaltou Daniela.

A programação do Hiperdia contará com atividades físicas, dicas de como prevenir a hipertensão arterial, e será finalizada com um café da manhã saudável.