• Proteção à Mulher |
  • 30.12.22 - 06:01 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Secretaria da Mulher faz balanço de atendimentos no CEAM de Palmeira em 2022

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) em situação de Violência Doméstica, é o principal serviço da Secretaria Executiva da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos de Palmeira dos Índios. Nesta sexta-feira (30), a Secretaria apresentou as intervenções realizadas pela equipe multidisciplinar do Centro, composta por assistentes sociais, psicóloga, assessora jurídica e advogada. Em 2022, o CEAM  realizou 150 atendimentos psicológicos, 91 sociais e 182 jurídicos. A principal violência cometida foi a psicológica, com registro de 88 casos, seguida da violência, física, moral, patrimonial e sexual.

Entre os casos mencionados, o CEAM também registrou 53 mulheres com medida protetiva, 35 acompanhadas pela Patrulha Municipal Maria da Penha, 7 registros de exames de corpo de delito, além de encaminhamentos diretos à Defensoria Pública e ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP,  para registro de Boletim de Ocorrência B.O). Também houve quatro casos de violência contra mulheres índigenas e uma quilombola. As intervenções foram todas realizadas com a parceria da Patrulha Municipal, Polícia Civil, Policia Militar, Defensoria Pública, Guarda Civil Municipal, Ministério Público, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Segundo a secretária Executiva da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, a implantação do CEAM, há pouco mais de um ano, foi fundamental para criar as políticas públicas para ajudar mulheres vítimas de violência. “Muitas vezes, elas não tinham um órgão público para orientá-las e conduzí-las no processo de rompimento do ciclo da violência. Hoje, além de contar com uma equipe multidisciplinar especializada, temos executado ações e articulamos, de forma intersetorial, os serviços do município para uma proteção mais eficaz em favor das mulheres em situação de violência doméstica”, destacou Flávia Ramos.

O prefeito Júlio Cezar parabenizou a equipe da Secretaria Executiva da Mulher pelo trabalho e lembrou que os agressores não terão vez nesta gestão. “Não compactuamos com nenhum tipo de agressão, seja física, sexual ou psicológica, contra as mulheres. O CEAM, por meio da Secretaria da Mulher, que tem à frente a Secretária Flávia Ramos, junto com os nossos parceiros, tem feito um brilhante trabalho em defesa e na proteção das palmeirenses Mesmo assim, os casos ainda nos entristecem e esperamos que no próximo ano tenhamos mais paz em todos os lares e para todas as mulheres da nossa cidade, do nosso estado e do Brasil”, disse o prefeito Júlio.