• Homenagem |
  • 07.03.24 - 06:16 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA E WENDRIC DIEGO/ASSESSORIA

Secretária de Educação Júlia Silva recebe Comenda Graciliano Ramos, nesta sexta-feira (8)

A professora e secretária municipal de Educação Júlia Silva será agraciada, nesta sexta-feira (8), a partir das 17h, durante sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no Plenário da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, no Centro, com a Comenda Graciliano Ramos. A honraria será conferida pelo vereador Salomão Cavalcante Torres, após aprovação do decreto legislativo de número Nº 579/2024, pelos relevantes serviços prestados ao município.

O vereador Salomão Torres falou da alegria de homenagear a servidora e justificou sua indicação. “Esta comenda é concedida a pessoas que têm se dedicado nas suas atividades profissionais e a Tia Júlia é um exemplo claro de dedicação, determinação, vem de uma família humilde, conseguiu estudar, fazer uma faculdade, pós-graduação graduação, passou em um concurso público e, depois, assume uma pasta tão importante como é a Educação do nosso município. Por tudo isso que ela tem feito, ela é merecedora desta honrosa homenagem. Eu me sinto orgulhoso de homenagear uma pessoa tão importante, que é a Tia Júlia”, explicou o vereador.

Júlia Silva nasceu em 22 de março de 1956, em Palmeira dos Índios. Filha de Júlia Josefa de Jesus, feirante, e Júlio Julião de Aquino, agricultor. Criada no bairro de Palmeira de Fora, em uma família de 9 irmãos, chegou a trabalhar na feira aos 12 anos para ajudar a sua mãe.

Estudou o ensino primário na Escola Monsenhor Ribeiro Vieira e, a partir da quinta série até o terceiro ano do magistério, estudou na Escola Estadual Humberto Mendes. Cursou Letras pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e é pós-graduada em Tecnologia da Educação pelo Cesmac.

Com um vasto currículo, iniciou a atuação na Educação do município em 1977. Trabalhou no Colégio Diocesano Sagrada Família, na Escola Estadual Monsenhor Ribeiro Vieira, Escola Municipal Douglas Apratto Tenório e Escola Estadual Humberto Mendes. Desde 2019, ocupou o cargo de secretária-adjunta adjunta de Educação e, em 2024, assumiu a importante posição de secretária municipal de Educação.