• Notícias |
  • 01.06.23 - 02:01 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTO: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

Secretaria de Saúde afasta equipe médica da UPA após morte de criança

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios afastou, na manhã desta quinta-feira (1), os médicos vinculados à Pediatria 24horas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) após a morte de uma criança por suposta negligência médica. O caso aconteceu nesta quarta-feira (31) e chocou a população. O prefeito Júlio Cezar já tinha determinado que a Corregedoria Municipal, a SMS e a UPA apurassem, no prazo de 15 dias, as causas do falecimento da menina.

A Corregedoria do Município abriu uma sindicância para apurar a conduta dos profissionais, com base nos protocolos e o laudo do Serviço de Verificação de Óbito (SVO). “Não podemos achar que essa morte foi uma coisa normal. Por isso, é preciso levantar todas as informações, hipóteses e avaliar se houve ou não erro ou negligência médica com relação a este caso. A perda de um filho é muito difícil e vamos fazer de tudo para, pelo menos, encontrar as respostas para essa morte lamentável”, garantiu o prefeito Júlio Cezar.

Entenda o caso:

Uma criança, residente do bairro Vila Maria, deu entrada na UPA nos dias (29) e (30) de maio, com quadro febril e tosse. Na quarta-feira (31), a menina voltou à Pediatria 24h, sem febre, mas apresentou quadro convulsivo e, após um período, desconforto respiratório, quando não resistiu e morreu.

A equipe médica da Pediatria 24h informou à família que seria necessário a criança passar pelo SVO para que o óbito seja investigado pela perícia forense. A direção médica conversou com a família, repassou todo os procedimentos anotados no prontuário e explicou a importância de investigar a morte.