Notícias

  • Saúde |
  • 29.10.24 - 12:47 |
  • Por Assessoria SMS

Secretaria de Saúde alerta jovens sobre o perigo do uso de cigarros eletrônicos


A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), vem realizando palestras voltadas exclusivamente para os jovens, advertindo sobre os riscos dos Dispositivos Eletrônicos para Fumantes (DEF), conhecidos popularmente como “vapes”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% dos usuários de DEF possuem entre 15 a 24 anos de idade. Por possuir essências e diferentes sabores, ele se torna mais atrativo entre os jovens. O sabor menos agressivo do que o cigarro comum pode causar a sensação de ser inofensivo, mas os dados apontam para outras respostas.

O vape possui mais de 80 substâncias tóxicas cancerígenas e metais pesados, substâncias causadoras de diversos cânceres, além de doenças pulmonares e cardiovasculares. Um estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelou que o uso do cigarro eletrônico aumenta as chances de uso do cigarro convencional em mais de quatro vezes.

Os especialistas alertam para o impacto futuro desse hábito, pois, além dos riscos ainda desconhecidos para câncer de pulmão, o uso do vape está associado ao aumento dos casos de evali, uma lesão pulmonar grave e fatal.

Dentro das ações do PSE, há o eixo “Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas”. As palestras estão sendo realizadas pelos enfermeiros e odontólogos, por meio de recursos áudio visuais, banner e cartazes.

“Nossa grande preocupação é que até o momento não existe tratamento específico para usuários de vapes, portanto nossa arma é a prevenção. Cuidemos de nossos jovens”, alerta a gerente do Programa de Tabagismo, Christiane Balbino.