Secretaria de Saúde alerta para cuidados com picadas de escorpião
A chegada das chuvas e a alta temperatura neste período do ano são propícias para o aparecimento constante de escorpiões e animais peçonhentos. O aumento de casos notificados nas Unidades de Saúde faz com que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emita um alerta para que a população redobre os cuidados e a limpeza de suas residências.
Ambientes escuros, úmidos e pouco movimentados são os locais preferidos dos escorpiões. Por isso, é preciso evitar o acúmulo de entulhos pois são lugares de maior concentração dessa espécie, como também de baratas e outros insetos.
Em Palmeira dos Índios a SMS registrou, em 2022, 173 acidentes por picada de animais peçonhentos. O coordenador do Setor de Zoonoses, o médico veterinário Paulo Wianês, citou os cuidados que a população deve ter durante este período. “É preciso redobrar os cuidados em casa, principalmente casas com porão ou que tenham entulhos próximos. Locais escuros, quentes e úmidos são os locais ideais de proliferação desses insetos, então é preciso cuidado. Manter a limpeza do ambiente, quintais e arredores são medidas essenciais também. Em caso de acidentes, a pessoa pode procurar a UPA e para demais informações o setor de Zoonoses da Secretaria”, pontuou Wianês.