Notícias

  • Saúde |
  • 16.06.25 - 09:43 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Secretaria de Saúde alerta para cuidados e prevenção com as DDA’s


 

A quadra chuvosa demorou mas chegou em Alagoas, e em Palmeira dos Índios a chuva é constante. Além do frio, a população precisa ter cuidado com as águas da chuva e esgotos que correm a céu aberto. Casos de leptospirose e Doenças Diarréicas Agudas, as DDA’s, aumentam nesse período de inverno.

O setor de Vigilância em Saúde e Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira, por meio da Vigilância Epidemiológica, alerta para os cuidados e formas de prevenção para as DDA’s, que podem atingir tanto crianças quanto adultos. As DDA’s são doenças infecciosas e transmitidas através da água e/ou alimentos contaminados por bactérias, vírus ou protozoários.

O caso pode ser definido como DDA quando há, no mínimo, três episódios de diarreia em 24 horas, quadro que pode ser acompanhado de
náusea, vômito, febre, dor abdominal, muco e sangue (disenteria) nas fezes, se estender por 14 dias e evoluir para quadros de leves a graves de desidratação. O tratamento geralmente é feito por meio de hidratação e reposição de eletrólitos. O caso deve ser avaliado por um médico.

A Vigilância Epidemiológica alerta para que a população atente para ações educativas, como bons hábitos de higiene, manipulação adequada dos alimentos, resíduos sólidos e, a depender das condições de saneamento, tratamento adequado de dejetos. Uma das ações educativas feitas pela SMS é a higienização dos alimentos com o hipoclorito de sódio, disponibilizado pelos nossos Agentes Comunitários de Saúde.

Em casos graves de episódios da doença, o usuário pode procurar os serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

“A melhor forma de prevenir quadros graves de diarréia é manter bons hábitos de higiene, lavar bem as mãos após usar o banheiro, higienizar os alimentos, o uso do hipoclorito, que é cedido de forma gratuita pelos postos de saude, e a higiene da residência também é importante. As água das chuvas podem estar contaminadas, então é preciso ter cuidado quando há retenção da água para uso doméstico. Em caso de dúvidas, o usuário pode procurar o seu agente de saúde ou de endemias”, explica Victor Oliveira.