Notícias

  • Saúde |
  • 22.11.21 - 08:05 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria Fotos: Diego Wendric/Assessoria

Secretaria de Saúde inicia 10ª Semana do Bebê, em Palmeira dos Índios


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios iniciou hoje (22), a X Semana do Bebê, um evento em parceria com as secretarias municipais de Educação e Assistência Social. Este ano, o tema trabalhado é “O Desenvolvimento Emocional na Primeira Infância”.

O secretário municipal de Saúde Marcos Rêgo destacou o trabalho que vem sendo feito pela atual gestão. “A primeira infância é fundamental para a educação da criança e vivência familiar. A gestão Júlio Cezar está voltada para a saúde de toda a família, mas a saúde da criança tem sido destaque, como a abertura da Pediatria, a Educação em tempo integral e os programas assistenciais. Esta ação não está sendo feita sozinha, estamos com as secretarias parceiras, o Selo Unicef e o Conselho da Criança e do Adolescente. Que esta semana seja muito produtiva para todos”, disse o secretário.

O prefeito Júlio Cezar relembrou as ações que vêm sendo desenvolvidas na Saúde, Educação e Assistência Social. “Este evento marca as ações que já estamos fazendo, para as crianças, principalmente. Somos um dos municípios que mais investe nas crianças. Temos a novidade de que, a partir do ano que vem, todas as escolas e creches serão de tempo integral. A mãe lactante, que trabalha o dia todo, terá esse suporte nos nossos berçários. Temos 15 mil criancas para cuidar. Vamos ser o primeiro município de Alagoas onde todas as escolas e creches serão de tempo integral. Na Assistência, temos os programas federais e agora teremos um programa municipal para atender as famílias carentes de Palmeira. Na Saúde, estamos com uma novidade que é a Pediatria 24h, um dispositivo 100% SUS, que atende Palmeira e tantos outros municípios. É o afago da mãe que não pode pagar uma consulta. Diante de tantas ações positivas, desejo que esta semana seja de muito sucesso para todos os envolvidos”, disse o prefeito.

A abertura aconteceu no ginásio da Escola Municipal Deputado José Sampaio e contou com a presença dos secretários municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, da gerente do programa Saúde da Criança e do Adolescente, da articuladora do Selo Unicef, da coordenadora da Educação Infantil no município, a madrinha da evento, técnicos das secretarias, mães e crianças das creches.

A Semana do Bebê encerra na sexta (26). Confira a programação:

23/11 – Terça
Local: Centro de Educação Infantil Delfim da Mota Branco
8h30: A importância da primeira infância. Palestrante: psicóloga Ana Luiza Canuto. Público alvo: pais ou responsáveis dos alunos.

Local: Rotary Club
8h30: Roda de Conversa com a Enfermagem em margem ao Pré-Natal, sobre as vivências e experiências na Unidade Maternal no Parto e Pós Parto. Palestrante: enfermeira Jaqueline Oliveira.

9h30: Roda de Conversa com a psicóloga Edileide. Tema: Sobre Vivências e Experiências na Saúde Emocional da Primeira Infância em Tempos de Pandemia.

Local: Casa Viva
14h: Roda de conversa ministrada pelo enfermeiro Rodrigo Amorim, sobre Direitos Sexuais e reprodutivos, com ênfase na prevenção das IST´s e gravidez na adolescência. Público: adolescentes e jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/CRAS da Secretaria Municipal de Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social e Cáritas Diocesana.

Local: Maternidade Santa Olímpia
16h: Entrega da chave da cidade ao primeiro bebê que nascer neste dia, na Maternidade, denominado “Bebê Prefeito”.
Critérios para a eleição do Bebê Prefeito: parto normal, deve ter no mínimo 6 consultas de pré-natal e ser de Palmeira dos Índios.

24/11 – Quarta
Local: Centro de Educação Infantil Benedito José Soares
8h30: Palestra: Os desafios da primeira infância em tempos de pandemia. Palestrante: enfermeira Zoé Duarte Feitosa. Público-alvo: pais ou responsáveis dos alunos.

Local: Ginásio da Escola Deputado José Sampaio
9h30: Roda de conversa com a psicóloga Edileide. Tema: Sobre Vivências e Experiências na Saúde Emocional da Primeira Infância em Tempos de Pandemia. Público-alvo: profissionais da Educação Infantil.

25/11 – Quinta
Local: Centro de Educação Infantil Leobino da Mota
8h30: Palestra: Os cuidados com as relações emocionais para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. Palestrante: enfermeira Layana Tomé. Público-alvo: pais ou responsáveis dos alunos.

Local: Centro de Educação Infantil Maria do Carmo Caparica
8h30: Palestra: O desafio da primeira infância em tempos de pandemia. Palestrante: enfermeira Amanda. Público-alvo: pais ou responsáveis dos alunos.

Local: Centro de Educação Infantil Irene Cavalcante Farias
8h30: Palestra: Os cuidados com as relações emocionais para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. Palestrante: enfermeira Renata Soares. Público-alvo: pais ou responsáveis dos alunos.

Local: Centro de Educação Infantil da Fazenda Canto
8h30: Palestra: A importância dos desafios do aleitamento materno. Palestrante: Drº Duda. Público-alvo: pais ou responsáveis dos alunos.

Local: Rotary Club
9h30: Roda de conversa com a psicóloga Edileide. Tema: Sobre Vivências e Experiências na Saúde Emocional da Primeira Infância em Tempos de Pandemia. Público-alvo: profissionais da Assistência Social.

26/11 – Sexta
Local: Centro de Educação Infantil Jane Sampaio
8h30: Palestra: A importância da alimentação para uma vida saudável. Palestrante: enfermeira Ana Paula da Silva Pinto. Público-alvo: pais ou responsáveis dos alunos.

ENCERRAMENTO
Local: Praça da Independência, às 15h
Passeio das crianças com triciclos, cavalinhos de pau em torno da Praça;
Apresentação da Orquestra Graciliano Ramos;
Momento espiritual em agradecimento à vida, ministrado pela psicopedagoga e diretora da Creche Jane Sampaio e Fernanda Passos, com a presença das crianças dos Centros de Educação Infantil (CEI’s), profissionais da Assistência Social, Saúde e Educação.
Palestra com a odontopediatra Ludmila. Tema: escovação e cuidados para ter dentes fortes.
Apresentação da Companhia Sonho de Criança.