Notícias

  • Saúde |
  • 16.05.19 - 09:48 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Secretaria de Saúde inicia campanha “A consulta que você falta, faz falta para alguém”, em Palmeira


Drª Andréa Teófilo, pneumologista do Centro de Especialidades Médicas de Palmeira dos Índios

Desde abril do ano passado, após uma atualização no banco de dados do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), a marcação para exames e especialidades tem passado por constantes falhas e o problema é nacional, não apenas em Palmeira dos Índios. O setor de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem procurado diversos meios para driblar os problemas diários e prestar a devida assistência aos usuários.

Apesar dos problemas técnicos do SISREG, existe a grande demanda de marcações a ser feita, a chamada demanda reprimida. Embora os encaixes em consultas e exames facilitaem o fluxo, muitas pessoas faltam na data marcada e gera transtornos para aqueles que também esperam por uma vaga.

Em análise aos dados de marcação de exames e consultas, assim como o registro de pacientes que comparecerão ou não, o setor de Controle e Avaliação identificou um grande número de faltosos. Devido a esses problemas, o setor iniciou a campanha “A consulta que você falta, faz falta para alguém!”. O objetivo da campanha é conscientizar a população dos transtornos e dificuldades causados àqueles que estão aguardando uma vaga no Sistema Único de Saúde (SUS).

A gerente do setor Eneida Cavalcante explicou a intenção da campanha e o que deve ser feito caso o paciente não possa comparecer. “Se você tem uma consulta, exame ou cirurgia marcado pelo SUS, não falte. Se não puder comparecer, pedimos que comunique com antecedência na sua unidade de saúde, para que outra pessoa possa ser atendida. Essa atitude ajuda a diminuir a fila do SUS  e a salvar a vida de outras pessoas”, pontuou Eneida.