• Saúde |
  • 02.02.23 - 01:47 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde iniciam pré-conferências para a X Conferência Municipal de Saúde em Palmeira dos Índios

Foram iniciadas, nesta quarta-feira (1), as pré-conferências municipais que discutirão os eixos para a realização da X Conferência Municipal de Saúde. O evento será realizado no dia 30 de março, a qual desenvolverá seus trabalhos de acordo com o tema da 17ª Conferência Nacional de Saúde (17a CNS) “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, em virtude da referência celebratória aos 35 anos da promulgação da Constituição Cidadã e do Sistema Único de Saúde, a serem comemorados em 2023.

O secretário municipal de Saúde e presidente da Conferência Jânio Marques falou do início das atividades e no que elas poderão auxiliar. “Hoje iniciamos as pré-conferências municipais de Saúde, um momento de discussão da participação social das comunidades das zonas rurais, povos indígenas, quilombolas entre outras, onde houveram relatos de demandas vivenciadas pela população, suas queixas, seus anseios, na busca de soluções para assegurar o acesso à saúde como garantia de direitos. Com isso, iremos formular propostas junto à sociedade e à participação popular para serem debatidas na Conferência Municipal de Saúde. Para assim, garantir a execução via gestão administrativa”, pontua Jânio.

Nesta quinta-feira (2), as pré-conferências continuam com públicos diversos, a fim de montar os eixos a serem trabalhados, discutidos e levados para a Conferência Estadual de Saúde, e assim, posteriormente, para a Conferência Nacional.