• Saúde |
  • 22.05.24 - 10:57 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Secretaria de Saúde já realizou mais de mil citologias em 2024

A saúde feminina requer cuidados em diversas especialidades. Além de consultas, alguns exames periódicos determinam como anda a saúde das mulheres. Um deles, a citologia, é de grande importância e ajuda a identificar a presença de infecções, bactérias e até mesmo auxiliar no diagnóstico de um possível câncer.

No primeiro quadrimestre de 2024, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios já realizou cerca de 1500 citologias em mulheres palmeirenses. O exame é gratuito e pode ser requerido diretamente no posto de saúde.

A coordenadora da Atenção Básica Carla Barbosa fala da importância do exame. “A citologia é um exame preventivo, que detecta alterações e lesões no colo do útero. É um exame indolor, simples e rápido. É gratuito e o resultado é entregue em menos de 30 dias. A SMS pede que, você mulher, que ainda não realizou a sua citologia este ano, que procure seu Posto de Saúde e solicite o encaminhamento”, explica a coordenadora.