• Saúde |
  • 04.07.19 - 11:39 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Secretaria de Saúde realiza I Oficina sobre Política Nacional de Humanização da Saúde, em Palmeira

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nos últimos dias 2 e 3, a I Oficina sobre a Política Nacional de Humanização da Saúde (PNH). A Oficina aconteceu no Auditório do CESMAC de Palmeira dos Índios e contou com a presença dos profissionais da Atenção Básica das 22 Unidades Básicas de Saúde do município.

O objetivo da Oficina foi divulgar a PNH entre os profissionais, fomentar a reflexão/discussão sobre a humanização no Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as práticas em saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, a PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras, que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em no trabalho e dos usuários no próprio cuidado. A organização do evento ficou por conta do coordenador Everson Melo, membros do Grupo de Trabalho em Humanização da Saúde do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (GTH/NASF-AB), apoiadores do PNH e assessoria de Planejamento da SMS.